Home > Notícias

Quatro programas para aproveitar melhor o Gmail

Não gosta de usar o Gmail em seu navegador? Esses clientes grátis para desktop oferecem uma melhor interface e mais opções

Rick Broida, PC World/EUA

13/02/2013 às 14h27

Foto:

Eu não gosto do Gmail, eu amo o Gmail. Mas não gosto de usá-lo de dentro do navegador, já que acho a interface pobre (pouco atraente e não intuitiva são duas palavras que vêm à mente.)

Claro, eu posso tolerar isso se precisar, mas eu acho que trabalho muito melhor dentro dos limites de um programa de e-mail mais tradicional. Há anos esse programa tem sido o Outlook, mas acho que é um exagero para a maioria dos usuários domésticos, e eu certamente não gosto de ter que comprar o Microsoft Office apenas para obtê-lo.

Consequentemente, passei muito tempo investigando alternativas amigáveis ao Outlook. Aqui está um resumo de quatro programas que você pode querer usar com o Gmail:

1. eM Client 5

O recém-atualizado eM Client é um dos meus programas favoritos de e-mail. Ele agora suporta o Windows 8 e inclui um recurso de arquivamento automático, backup e restauração de e-mail, um calendário melhor, e outras melhorias bem-vindas. Seu módulo integrado de mensagens instantâneas é a cereja do bolo.

Só há um problema: quando você responde a um e-mail, ele não marca como lido. Isso é uma loucura, que eu esperava que os desenvolvedores corrigissem nesta versão. Fora isso, é quase perfeito.

A versão gratuita permite que você trabalhe com duas contas de e-mail. Se você possuir mais, precisará da versão Pro que custa 50 dólares.

2. Thunderbird

Embora a Mozilla não esteja mais ativamente desenvolvendo o Thunderbird, o programa continua sólido e estável, um favorito que eu continuo utilizando diariamente. Uma razão é que ele suporta vários estilos de add-ons do Firefox, o que pode acrescentar grandes recursos e melhorar outros.

Por exemplo, o Thunderbird compartilha do estranho problema da eM para marcar as mensagens como lidas, mas há um add-on que resolve o problema. Não é o cliente de e-mail mais bonito que existe, mas merece sua reputação como um dos melhores.

3. Windows Live Mail

Embora seja parte da diminuta coleção Windows Essentials, o Windows Live Mail continua sendo uma solução atraente para quem procura um cliente de e-mail desktop, especialmente uma que se encaixe com a aparência geral do Windows.

Não é atualizado há um tempo, mas como Preston Gralla, da PC World, aponta em sua análise, "ele não inclui todos recursos do Outlook, como tarefas e um calendário totalmente desenvolvido, mas já que é grátis, vale o download”. Eu concordo.

4. Zimbra Desktop

Este é um cliente de e-mail que eu mesmo não testei, mas o Zimbra Desktop tem um público fiel de espírito empreendedor, e não há nenhuma razão pela qual não possa ser usado em casa.

Na verdade, como Jon Jacobi, da PC World, escreveu em sua resenha, “não só este programa elegante oferece a maioria das funcionalidades do Outlook, ele possui interfaces com sites de mídia social e serviços: Facebook, Twitter, LinkedIn, WebEx e Digg". Consequentemente, essa pode ser a melhor escolha para qualquer um querendo mudar do Outlook.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail