Home > Dicas

Que backup é melhor: imagem ISO do disco rígido ou clonar o HD?

As duas formas de gerar cópias de segurança das informações funcionam. Mas há vantagens e desvantagens em cada uma delas.

Lincoln Spector, da PC World / EUA

04/06/2009 às 10h12

backup_hd_150.jpg
Foto:

backup_hd_150.jpgClonar e fazer uma imagem ISO de um disco rígido são recursos similares porque ambos fazem cópias exatas do conteúdo de seu HD. Quando você clona um drive, você transforma um segundo disco em uma cópia exata do primeiro.

Com a imagem ISO, você cria um arquivo de backup muito grande a partir do qual você pode recriar o conteúdo do disco depois, seja no drive original ou em qualquer outra unidade de armazenamento. A maioria dos programas de imagem ISO também permite que você recupere arquivos individuais do backup a partir de uma determinada imagem.

Leia também: 
>> Como sincronizar informações entre dois computadores
>> Sobreviva a um HD que está com os dias contados
>> Faça cópia de segurança dos dados do Outlook
>> Formatação: que dados devem ser objeto de backup?

Clonar é, obviamente, a escolha mais simples se você estiver fazendo upgrade do disco rígido – isso se você tiver dois HDs funcionando em um mesmo PC (mesmo que um deles seja externo).

Uma imagem ISO é uma melhor escolha para backup pelas seguintes razões:

1. Mais opções de suporte de mídia: Enquanto clonar exige o uso exclusivo de outro disco rígido, as imagens ISO podem ser colocadas em diversos tipos de dispositivos de armazenamento, tais como um HD externo, um pendrive ou um DVD.

2. Cópias incrementais: Os melhores programas de imagem de disco, como o True Image ou o Acronis True Image, podem fazer backups especiais, copiando apenas os dados que mudaram desde a última vez que o software foi executado. 

3. Segurança: Se um malware infectar seu PC e localizar duas partições do Windows, ele pode atacar ambas. É muito menos provável que vá infectar um arquivo de backup comprimido em um formato de arquivo tão específico como uma imagem ISO.

pcw_logo_twitter_40.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail