Home > Dicas

Que componentes pesam na escolha de notebook para quem gosta de jogar?

Configuração avançada e alto desempenho são as principais características dessa categoria. Veja como escolher a máquina ideal.

Darren Gladstone, da PC World/EUA

29/07/2009 às 16h39

note-gamers150.jpg
Foto:

note-gamers150.jpgTer um notebook topo de linha, com recursos avançados pode parecer exagero. Mas se você é um fanático por jogos, trabalha com arquivos multimídia ou uma mistura dos dois, sabe que não tem nada de exagerado querer uma máquina que só falte voar.

Os preços desses poderosos notebooks costumam ser exorbitantes e, frequentemente, essas máquinas são consideradas como um desktop portátil, até por conta de suas grandes dimensões e peso.

Confira reviews de notebooks para games:
> Notebook da Asus pode substituir o desktop
> Amazon Gamer surpreende no desempenho
> LG S510 é poderoso e leve
> Lynx v10M tem preço atraente
> Acer tem tela grande e poder de fogo

Caso você se enquadre nessa categoria de usuários, veja abaixo o que levar em conta antes de adquirir uma destas máquinas fabulosas.

CPU: Considerando o enorme tamanho desses notebooks, você encontrará uma variedade de processadores. Máquinas poderosas costumam utilizar o processador Xeon Xeon Quad Core X3370 de 3 gigahertz (GHz) - sim, o mesmo chip encontrado em bons servidores - ou um Core 2 Duo T9600 de 2.8 GHz, da Intel, que oferece um ótimo desempenho. Vai depender do quanto você tem disponível para gastar com este componente.

Memória: Já que a versão de 64-bit do Windows Vista suporta uma maior quantidade de memória RAM do que a versão de 32-bit, você verá algumas máquinas com até 8 gigabytes (GB) instalados. Mas saiba que para a maior parte das situações, 4 GB já são o suficiente.

Leia também: 
>> Como escolher um notebook para as situações do dia a dia
>> O que levar em conta na escolha de um notebook para mobilidade

Placa gráfica (GPU): Sem dúvida, o item mais importante. Escolha placas de vídeo distintas, da nVidia ou AMD, e que possuam ao menos 512 megabytes (MB) de memória gráfica dedicada. Alguns laptops utilizam uma única placa gráfica, como a nVidia GeForce 9600M GT, de 512 MB. Já notebooks topo de linha chegam a utilizar duas placas conjuntas, como a dual ATI Radeon HD 4870, ou duas placas da nVidia que trabalham juntas. No fim é tudo uma questão de quanto você está disposto a pagar para ter mais desempenho gráfico em  seu portátil. Fique de olho também em notebooks que ofereçam placas nVidia GeForce GTX 260 ou 280.

Tamanho e resolução da tela: A maioria dos notebooks desta categoria possui telas com amplo campo de visão e alta resolução para acompanhar. Notebooks mais modestos para games, com tela de 15 polegadas estão aparecendo no mercado, mas os mais desejados ainda são os de 17 e 18 polegadas, com resolução de 1920 por 1200 pixels. Fique de olho: modelos que oferecem resolução de 1650 por 1080 pixels ou menos, em geral têm configuração inferior.

Teclado: É comum os notebooks desta categoria terem um teclado completo e um largo touchpad. Mas, por questões ergonômicas, opte por um mouse real. O touchpad não é ideal para jogar e pode lesionar sua mão, caso use com frequência.

Drive óptico: Já que notebooks high-end, como os desta categoria, oferecem uma resolução de 1080p para alta definição, você pode optar por um modelo que ofereça um drive Blu-ray também.

Dimensões: Todo esse poder tem um peso. Essas máquinas podem facilmente pesar quase 7 quilos – daí serem chamados de desktops portáteis.

Conectividade: Em um notebook deste porte você poderá encontrar até seis portas USB, saída HDMI, eSATA... Na realidade, pense em uma conexão e pode apostar que ela estará lá.

Características extras: Graças ao seu conjunto, a maioria dos notebooks high-end entrega áudio de ótima qualidade. Modelos que tenham alto-falantes Harman, Kardon, Altec-Lansing são ótimas opções para quem quer um som alto e limpo.

>> Compare preços de notebooks no ShopNow!

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail