Home > Notícias

Quem usa a versão prévia do Windows 8?

Participação do sistema é quatro vezes menor do que a obtida pelo beta do Windows 7; desenvolvedores não estariam tão interessados na plataforma

Computerworld/EUA

21/12/2011 às 18h58

Foto:

Embora milhões de usuários tenham baixado o Windows 8 Preview, poucos estão usando de fato a primeira versão do sistema, liberada para desenvolvedores, segundo levantamento do instituto Net Applications.

Em novembro, sistema estava em 0,03% dos computadores que acessaram a Internet, três a cada mil, portanto. É um pequeno avanço em relação a outubro (0,02%), o primeiro mês cheio após a liberação do sistema operacional.

O índice é bem menor que o obtido pelo beta do Windows 7 três anos atrás – uma versão para desenvolvedores não foi oferecida. Em menos de um mês, a plataforma já estava em 0,13% das máquinas, ou seja, quatro vezes mais do que a participação do novo software após dois meses e meio de vida.

A disparidade dos números é enorme. Segundo o instituto Chitika, a fatia do Windows 8, de fato, tem caído desde sua liberação. Entre 4/12 e 12/12 de todos os computador com Windows, ou no máximo 0,025%. Uma semana antes, porém, ela estava em 0,035%.

“Um índice tão pequeno faltando tão poucos meses para o lançamento da versão beta é preocupante”, diz o relatório do instituto, lembrando que muitos usuários reclamaram da interface sensível ao toque, que não funciona tão bem com o teclado e o mouse.

Leia mais: Windows 8 será irrelevante para a maioria dos usuários, afirma IDC

A comparação aponta a baixa popularidade do Windows 8 quando comparado ao Windows 7, mesmo se levado em conta a maior quantidade de máquinas em relação a três anos trás – em geral, a base de computadores cresce a uma taxa anual de 12%.

Por mais que os estudos sugiram o baixo interesse dos desenvolvedores na plataforma, é preciso diferenciar o beta e uma versão prévia, como a liberada para os desenvolvedores. Esta costuma ser usada apenas por profissionais e por um curto espaço de tempo, enquanto o beta atinge um número maior de pessoas, que podem, inclusive, utilizá-la como principal sistema operacional.

“É muito cedo para prever se o desenvolvimento sobre o Windows 8 limitará seu sucesso ou aumentará o domínio da plataforma”, afirma a Chitika. “Só o tempo dirá”.

O beta do SO deve chegar em fevereiro de 2012, embora uma data específica não tenha sido divulgada. Junto com ele, a Windows Store deverá fazer sua primeira aparição.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail