Home > Notícias

Razões pelas quais os Macs não superam PCs com Windows 7

Jornalista da Network World americana aponta cinco motivos que colocam o sistema da Microsoft em vantagem. Você concorda?

Mitchell Ashley - Network World/EUA

26/08/2009 às 12h30

Foto:

Costumo usar tanto PCs com Windows quanto Macs (qualquer comentário de que não conheço o mundo Apple não faz sentido). Tenho utilizado o Windows 7 desde seu primeiro beta e uso meu Mac para edição de vídeo e desenvolvimento de aplicativos para o iPhone, entre outras coisas. E gosto de meus equipamentos de maneira semelhante (meu micro com Windows, meu Mac e meu servidor Linux).

Mas, francamente, as diferenças entre o Windows 7 e o Mac OS X em matéria de facilidade de uso atualmente são praticamente nulas. A Apple investiu em publicidade – com os comerciais “I’m a Mac” - para mostrar que seu sistema operacional era mais simples e fácil de usar do que seu concorrente, o Windows Vista.

Com a próxima batalha de sistemas operacionais entre Apple e Microsoft, o Windows 7 é um forte rival para vencer a maçã. A interface está mais limpa e com tarefas simplificadas, assim como os Mac OS X. A Apple terá que pensar melhor antes de usar a mesma estratégia de publicidade que funcionou tão bem com o Vista. Confira cinco a Apple deve temer o Windows Vista:

leopardvsvista.jpg

Batalha de sistemas operacionais

Limpo, simples e fácil de usar. Agora há pouca diferença entre a experiência do usuário no Windows 7 e no Mac OS X. O Windows 7 corrige várias aplicações desnecessárias e confusas impostas na versão do Vista. A barra de tarefas está mais simples e vem com funções que realmente importam. O painel de controle foi remodelado, contendo apenas as tarefas básicas usadas pelos usuários avançados para gerenciar o computador. 

O Mac trava mais. Depois que instalei a versão RC (prévia) do Windows 7, não houve mais travamento no sistema. Parece que o tempo quando o Windows dava pau com frequência ficou para trás. A verdade é que o meu Mac tem travado mais que o Windows 7 (no mínimo, uma vez por mês).

Flexibilidade e baixo custo. A Microsoft fez vários comerciais mostrando pessoas indo comprar um novo computador. Fica claro que os consumidores da propaganda escolhem um PC com Windows pelo custo mais baixo e a liberdade de escolher as peças de diferentes fabricantes para montar o computador. Um Mac só terá um preço justo se você for um fã desse tipo de equipamento, se odeia a Microsoft, se prefere a interface do Mac OS X, etc...

Desempenho. Ainda não foi possível fazer um teste de comparação de desempenho entre o Windows 7 e o Mac OS X Snow Leopard (mas vamos fazer em breve), mas uma coisa é certa: o Windows 7 não é ruim de desempenho como o Vista. As ferramentas do Windows 7 estão mais rápidas, o uso de memória está mais eficiente e a inicialização e o desligamento do sistema ficaram mais velozes. Outra vantagem é que ele foi programado para suportar os hardwares mais avançados disponíveis no mercado. Imagine tirar o máximo proveito de um processador Intel i7 .

A segurança do Mac NÃO É melhor que a do Windows 7. Muitos ainda vivem com o mito de que os Macs não têm problemas de segurança e que só o Windows tem. O Windows continua sendo alvo de mais ataques pelo fato de estar presente na casa da maioria das pessoas, mas a Apple, por exemplo, liberou só no dia 5/8 uma atualização de segurança contendo 18 conjuntos de correção. Por si só, o Mac OS X não é mais seguro que o Windows.

E você, o que achou dos argumentos? Na sua opinião, a Apple tem mesmo motivos para temer o Windows 7? Mande sua opinião para o nosso e-mail.

Confira abaixo algumas opiniões de leitores, publicadas na íntegra:

Sou usuário de PC e Mac. Passei por todo aquele processo de amor /ódio que senti por mais ou menos 10 PCs que adquiri ao longo dos últimos 20 anos (sem contablizar as dezenas de upgrades que fiz deoutras dezenas de de componentes). Nada de novo pra ninguém aqui. Geralmente você AMA a máquina que acabou de comprar. É natural que ameo investimento que fez.

Mas, com o passar do tempo, começa a ter aqueles pesadelos que todosjá tivemos. E vão num crescente. Uma travadinha aqui, outra ali, liga pra algum amigo (geralmente todos temos aquele "guru" que sabe alguma coisa a mais do que nós). Uma travada mais grave e o amigo deixa de ser guru, pois não consegue mais resolver o seu problema. Então você chama um "técnico" que resolve e explica o que tava errado. Mesmo não entendendo as causas e os porquês, pagamos o cara e temos um PC "virgem". Paralelamente a isso, entramos naquela roda-viva de atualizar os softwares anualmente. O que exige mais memória, mais instalações, mais isso, mais aquilo...

Sinceramente, só mantenho o PC/WinXP (que ligo em média 1 vez de 15 em 15 dias) porque as vezes recebo arquivos de Corel Draw. Não fosse isso... Meu IMac, travou duas vezes nos dois anos que o tenho. E nas duas vezes bastou reiniciar. Nada mais. Está ótimo, saudável e me atende tanto no desempenho do pacote Adobe CS3, quanto na navegação na Internet. O antivirus faz uma checagem semanal que quase nem noto, até receber o relatório entediante de que está tudo 100% na máquina. Nem imagino que som faria se tivesse algum virus. Não gastei 1 centavo em equipamento de informática nos últimos 2 anos. Nem sequer comprei pente de memória (que meu IMac tem 2 slots que poderiam receber pentes).

E olha que eu trabalho com arquivos pesados (fotos, ilustrações, tabelas e gráficos). Geralmente, quando estou usando o máximo da máquina, fica assim: Adobes CS3: InDesign, Photoshop, Ilustrator. Editor de texto: Pages. Gráficos: Numbers. Música: Quicktime. Mail, aMSN e Vuze (baixando filmes, séries - as vezes fica ligado 2 dias seguidos, quando baixa simultaneamente 3 arquivos de 4.5GB cada).

Quando ligo o PC percebo o quanto meu IMac é silencioso. Quando os amigos me perguntam: "Onde fica a CPU?" - "Onde fica o Drive de CDRoom?" - "Onde ficam as caixas de som?"... fico até sem graça ! E quando penso em toda a grana que gastei com todos os PCs e seus infindáveis upgrades; em todos os pesadelos e noites sem dormir; em todos os arquivos que perdi reformatando HDs; nos clientes que perdi por causa do Windows, chego à seguinte conclusão: fui ABDUZIDO pela
Apple.

[ ' s ]

Roni

Na verdade ele só deu 1 vantagenm do Windows sobre o OS X, a de q ele trava mais, e mesmo assim sem deixar claro se as configurações das duas máquinas eram semelhantes, ou dentro das recomendações dos fabricantes.
As outras são em geral comparações do Windows 7 com o sistema anterior, o Vista, e não com o OS X.
A comparação do quesito flexibilidade e baixo custo fica muito comprometida, já q as empresas têm posicionamento muito diferentes. O consumidor só vai encontrar o OS X em computadores Macintosh. A Microsoft tem utilizado a estratégia de oferecer a versão mais simples do sistema em computadores mais baratos. Q tal comparar o preço dos computadores q vêm com a versão completa do Windows?
Na questão de segurança ele não disse em q informações se baseou para afirmar q o Mac OS X não é mais seguro do q o Windows. Apenas disse q o OS X tb tem falhas de segurança. And so what?
Enfim, ele apresentou poucos argumentos fundamentados. Parece q só queria criar polêmica.
Sou usário Mac desde o começo dos anos 90 e recentemente tenho utilizado Windows no trabalho. Concordo q o Windows vem se aproximando cada vez mais do OS X, mas ainda está muito longe da experiência de integração q o OS X dá ao usuário. E isso é fruto exatamente de ser um sistema fechado, com software e hardware pensados para funcionar juntos, o q traz vantagens e desvantagens, entre elas o preço mais alto.
Ele não respondeu ao enunciado da matéria, são as ?

Paulo Cesar Rocha

A noticia que tem o mesmo nome do assunto deste email, foi feita sem um estudo técnico correto e parcial...
Vários pontos da matéria são falhos, começando pelo titulo da mesma. Não vou entrar em detalhes defendendo nenhuma das partes porque este não é o ponto, porque o erro é falta de conhecimento tecnico.
Dessa forma parece mais um belo de um Jaba... que eu acredito que não tenha motivo.

Abraços!

--
Marcelo Mattioli

Sugiro-lhes comparar o que esse cretino disse com o que alguém que
realmente sabe o que fala disse:

http://applemania.info/?p=4606
Esther Lobato

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail