Home > Notícias

Receita de aplicativos iOS é quatro vezes maior do que a de apps Android

Relatório da empresa App Annie mostra que, no entanto, vendas na Google Play estão crescendo em ritmo acelerado

Jon Gold, Network World/EUA

29/11/2012 às 23h12

Foto:

Um novo relatório da empresa App Annie, de análise de aplicativos móveis, mostra que, enquanto as receitas para apps do iOS ainda são quatro vezes maiores do que as de Android, a diferença está começando a diminuir, graças ao crescimento das vendas na loja Google Play.

O documento é o primeiro de uma série mensal que a empresa irá postar em seu blog. Segundo o relatório, a receita da Google Play saltou cerca de 18% durante o mês de outubro, enquanto a App Store registou um decréscimo de 0,7%. Apps no iOS, no entanto, ainda fazem cerca de quatro vezes mais dinheiro do que aqueles para Android. Em termos de downloads gratuitos, a diferença é de apenas 12% a favor do iOS.

Pela primeira vez, os EUA não foram a maior nação em termos de receita da Google Play, já que o primeiro lugar ficou com o Japão. Mas a terra do Tio Sam ainda excede muito qualquer outro país em termos de receita iOS, ficando com 33% contra os 14% do segundo lugar, Japão.

O mercado asiático está se tornando rapidamente um grande contribuinte para o crescimento de aplicativos móveis em geral, e para os apps Android em particular, de acordo com o relatório. Os três melhores editores em termos de receita na loja Google Play em outubro eram todos baseados no Japão, e apenas duas das 10 maiores empresas da lista não eram do Japão ou Coreia do Sul. Quatro empresas japonesas estavam no top 10 de receitas para iOS também.

iphone5_435

Parte do que está conduzindo este crescimento, diz a empresa, é a popularidade dos jogos móveis. Nove dos 10 mais vendidos tanto em iOS quanto no Android foram games. No entanto, diferentes tipos de jogos eram populares em cada plataforma - estratégia de construção e jogos de cassino dominaram no iOS, enquanto os games asiáticos para treinar o cérebros e outros títulos casuais eram mais populares no Android.

Para além do setor de jogos, a descoberta mais notável feita pela Annie App pode ter sido a de que aplicativos de produtividade estão vendendo muito bem. Mais uma indicação de que as questões de mobilidade nas empresas e BYOD só irão crescer em importância no futuro próximo.

O relatório completo pode ser encontrado aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail