Home > Notícias

Receita do setor de semicondutores deve cair 22% em 2009

Nova previsão da Gartner é pouco melhor que a última, quando consultoria esperava queda de 24,1%.

Redação do IDG Now!

29/05/2009 às 9h46

Foto:

O faturamento mundial do setor de semicondutores em 2009 deve ser de 198 bilhões de dólares, uma queda de 22,4% em relação à receita obtida em 2008, de 255 bilhões de dólares, segundo projeção da consultoria Gartner divulgada nesta quinta-feira (28/05).

Essa previsão é levemente melhor que a do primeiro trimestre, quando o Gartner afirmou que a queda seria de 24,1% em 2009 - e que poderia chegar a até 33% de queda, caso o mercado não se recuperasse nos trimestres seguintes.

A venda de PCs no primeiro trimestre deste ano foi melhor que o esperado, o que melhora a previsão para microprocessadores, afirma a consultoria.

O Gartner acredita, porém, que a melhoria na projeção tem relação principalmente com o fato de algumas  companhias terem "queimado" seus inventários no final de 2008, o que levou a uma queda repentina nos preços dos aparelhos eletrônicos.

O Gartner espera um crescimento de 4,9% nas vendas de semicondutores durante o segundo trimestre, mostrando uma mínima evidência do retorno da demanda à indústria.

O gasto dos consumidores continuará um pouco baixo por causa do alto nível de desemprego e queda na confiança do consumidor e o orçamento das empresas com TI continuarão modestamente menores neste ano, acrescentou a análise do Gartner.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail