Home > Notícias

Receita libera consulta de restituições do IR na segunda

Idosos terão direito a 77,1% do primeiro lote de restituições, que vai beneficiar 1,379 milhão de contribuintes.

Redação do IDG Now!*

06/06/2008 às 10h00

Foto:

A Receita Federal do Brasil libera, na próxima segunda-feira (09/06), a consulta para o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2008. No total, 1,379 milhão de contribuintes foram beneficiados.

Por causa do Estatuto do Idoso, terão prioridade os contribuintes com pelo menos 60 anos de idade e cujas declarações não tiveram pendências. De acordo com a Receita, os idosos respondem por 77,1% do primeiro lote de restituições, o que equivale a 1,063 milhão de contribuintes.

A consulta estará aberta a partir das 8h de segunda-feira. Para saber se está incluído nesse lote, o contribuinte deverá acessar a página da Receita da internet. Também é possível ligar para o telefone 146 e informar o número do CPF.

Segundo a Receita, o volume de restituições somará 1,7 bilhão de reais. O dinheiro estará disponível a partir do dia 16. Além do valor que consta na declaração, o contribuinte receberá correção de 1,88% – equivalente a 0,88% da variação da taxa Selic em maio, mais 1% referente a junho.

Quem não informou o número da conta para o depósito da restituição deverá ir a qualquer agência do Banco do Brasil e acertar o crédito em uma conta-corrente ou de poupança. A conta, no entanto, só poderá estar no nome do contribuinte.

A restituição ficará disponível no banco por um ano e não sofrerá mais correções nesse período. Quem não retirar o dinheiro no prazo deverá preencher um formulário eletrônico no site da Receita.

O contribuinte que discordar da quantia reembolsada poderá receber o dinheiro e posteriormente pedir a revisão do valor da restituição na unidade local da Receita.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail