Home > Notícias

Receita libera programa do IR com funções que ajudam deficientes visuais

Programa do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 ganha funções que lêem campos para deficientes visuais apenas em versão Windows.

Por Redação do IDG Now!

20/03/2008 às 14h10

Foto:

A Receita Federal anunciou nesta quinta-feira (20/03) o lançamento do software para Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2008, ano-base 2007, com funções voltadas a contribuintes com deficiência visual.

Segundo a Receita, o novo programa, disponível apenas para o sistema operacional Windows no site do órgão, traz suporte a ferramentas que lêem os campos que o contribuinte deve preencher para entregar sua declaração.

> Faça o download do programa original do IR

A versão original do programa para declaração do Imposto de Renda 2008 está disponível no site da Receita Federal desde 3 de março, quando as versões para Mac, Linux, Solaris e outros sistemas foram divulgados.

Em 2008, a Receita espera receber 24,5 milhões de declarações. No ano anterior, dos 23,2 milhões de documentos entregues, 22,5 milhões foram enviados pela internet.

> Saiba com evitar erros na declaração do IR

De acordo com a Receita, não há previsão para o lançamento de versões para outros sistemas operacionais, além do Windows, com suporte a funções para deficientes visuais.

Dois dias após o início do download, a Receita Federal foi forçada a divulgar uma nova versão do software de declaração do IRPF 2008 após contribuintes relatarem problemas no preenchimento de campos específicos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail