Home > Notícias

Recorde: Com overclocking, hacker faz um Intel Celeron rodar a 8,2 GHz

Hacker trocou sistema de refrigeração original por outro, composto por hidrogênio líquido, para evitar que o chip derretesse.

Alessondra Springmann, PCWorld

28/01/2010 às 8h19

celeron_recorde_150.jpg
Foto:

Você está desapontado com a velocidade de seu antigo processador da Intel? Um overclocking feito plo XtremeLabs.org mostra que eles foram capazes de aumentar a velocidade nominal de um processador Celeron de 3,06 GHz a incríveis 8,20 GHz, marcando um novo recorde mundial na categoria.

O post plublicado no blog do XtremeLabes (em russo) mostra como o overclocker conhecido por TiN conseguiu tal façanha. Ele aqueceu o processador a tal ponto que separou o processador o chip de seu dissipador de calor. Depois, ele foi colocado um uma placa mãe modelos DFI Lanparty UT P35-T2R. 

celeron_recorde_tela

Recorde: Celeron rodando quase três vezes mais rapidamento que sua versão original
Crédito da imagem: TiN, no site XtremeLabs.org

Para refrigerar o processador, TiN utilizou um sistema de hidrogênio líquido para efitar que o chip entrasse em combustão.

Leia também: 
>> Como fazer overclockng em um netbook
>> Overclocking: dá para turbinar a placa gráfica também
>> Desempenho: Melhoria média com overclocking é de 10%

Mais rápido do que o recorde anteriormente registrado (16,8 MHz), este overclock é quase três vezes a velocidade original sem derreter o processador. Mas apesar dos detalhes e fotos publicadas no post, TiN não apresentou qualquer benchmarks para o Celeron utilizado. Assim, não sabemos como ele irá se comportar frente aos lançamentos atuais da Intel até que TiN mostre o que um processador de 8,20 GHz é capaz de fazer.

celxp_350

TiN: hacker mostra mostra detalhes do processo realizado
Crédito da Imagem: TiN, no site XtremeLabs.org

Mas mesmo que o chip Celeron hackeado perca em desempenho se comparado aos mais recentes produtos da Intel, não deixa de ser notável o velocidade a que ele pode chegar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail