Home > Notícias

Recurso anti-pirataria no MacBook bloqueia filmes na TV

Software integrado aos novos modelos de notebook da Apple impede a reprodução de filmes da iTunes Store em monitores e projetores incompatíveis.

Macworld/Reino Unido

19/11/2008 às 12h49

Foto:

A nova linha de MacBooks da Apple tem proteção integrada contra cópias digitais, o que previne que determinados tipos de arquivos - como filmes baixados do iTunes - de serem reproduzidos em monitores incompatíveis, como TVs antigas e projetores. O software, chamado High-bandwidth Digital Content Protection (HDCP), foi desenvolvido pela Intel.

O primeiro relato do problema foi feito pelo site Ars Technica, que relatou a história nos Estados Unidos de um professor que tentou passar um filme baixado da iTunes Store em um projetor da escola, mas recebeu uma mensagem de erro: "Este filme não pode ser reproduzido porque um monitor que não foi autorizado para reproduzir filmes protegidos está conectado. Tente desconectar qualquer monitor que não seja autorizado pelo HDCP".

O filme em questão era "HellBoy 2". Outros filmes tiveram o mesmo destino, mesmo quando o arquivo era reproduzido pelo QuickTime. Curiosamente, séries de TV passaram sem problemas no projetor, com conexão VGA. Demais problemas similares estão sendo relatados por usuários nos fóruns de suporte da Apple.

Os novos MacBook, MacBook Pro e MacBook Air contam com uma nova saída de vídeo Mini Display Port, e o HDCP é compatível com monitores com essa porta, assim como DVI, HDMI, GVIF e UDI.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail