Home > Dicas

Recurso do Gmail dá 5s para usuário se arrepender de e-mail enviado

Mas usuário tem de ser rápido no gatilho; nos testes, mal deu para localizar o botão de cancelamento na tela do webmail.

Nando Rodrigues, editor-executivo da PC WORLD

20/03/2009 às 10h11

gmail_undo_150.jpg
Foto:

gmail_undo_150.jpgO Gmail ganhou uma nova função que permite o cancelamento de mensagens enviadas por engano. O recurso "Undo Send" ('desfazer envio', em português), anunciado na quinta-feira (19/03) pelo Google, pode ajudar muitos usuários que se arrependem de e-mails enviados, notam erros no endereço do destinatário ou se esquecem de anexar um arquivo, por exemplo.

O novo recurso permite que o internauta verifique erros e cancele o envio da mensagem em até 5 segundos.

Para usar o recurso é preciso antes habilitá-lo. Já logado no Gmail vá em Settings (no teste realizado por PC WORLD com o webmail configurado para idioma português isso não funciona), depois em Labs. Navegue para baixo na página e localize a opção Undo e selecione  Enable. Role a página até o final e clique em Save changes.

gmail_undo_send_350.jpg

Como funciona
Depois que a mensagem foi elaborada e enviada, o usuário tem de ser rápido no gatilho. A opção Undo, que fica posicionada to topo da página inicial do webmail fica disponível por 5 segundos (nos testes pareceu bem menos).

gmail_undo_send_tela_350.jpg

Se a idéia é dar tempo suficiente para o usuário decidir se quer ou não cancelar o e-mail 'enviado', o tempo de decisão deveria ser bem maior. Se tiver dúvidas disso, faça o teste você mesmo e nos conte sua experiência.

Ao clicar no link, o Gmail recupera a mensagem antes de ser enviada e a devolve para a área de criação de mensagens.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail