Home > Notícias

Recursos ausentes no Windows Phone 7 são importantes

Os destaques da plataforma estão sendo ofuscados pela omissão de funções básicas como multitarefa e "copiar/colar".

IDG News Service

26/07/2010 às 14h55

Foto:

A Microsoft lançou versões de testes de smartphones com o Windows Phone 7 para mil desenvolvedores na semana passada para dar uma prévia a eles e ao mundo do que o novo sistema operacional móvel é capaz.

Infelizmente para a empresa, os recursos ausentes no dispositivo sobrepõem as funcionalidades que o destacam de todos os smartphones semelhantes que temos hoje no mercado.

Desde 2007, smartphones têm sido comparados com o iPhone. Agora, o design, uma vez revolucionário, é padrão no mercado e, praticamente, todos os smartphones têm essencialmente a mesma forma básica e recursos – tais como o EVO 4G, o Droid, Droid Incredible e, é claro, o iPhone 4.

A Microsoft abandonou a evolução do Windows Mobile e recomeçou do zero para desenvolver o Windows Phone 7. A empresa assimilou as lições aprendidas com o iPhone - e a evolução dos smartphones - e incorporou esses elementos em um único OS, que se destaca por ser mais uma ferramenta de negócios do que um gadget para consumidores.

Baseado nos primeiros reviews, parece que a Microsoft obteve sucesso em vários níveis. A interface do Windows Phone 7 é completamente diferente da utilizada pelo Windows Mobile – e distinta dos iPhones e Androids que dominam o mercado – de uma forma boa e refrescante. A abordagem central, combinada com uma integração do ecossistema Microsoft, tornam o Windows Phone 7 a melhor opção para um smartphone voltado para corporações.

Mas, infelizmente, a Microsoft copiou o iPhone em alguns pontos essenciais. Não o modelo atual: mas o Phone original, ao lançar o Windows Phone 7 sem funcionalidade de "copiar e colar" ou o multitarefa.

Os outros elementos podem ser ótimos e únicos, mas a ausência destes dois recursos faz o sistema dar um passo para trás no mundo dos smartphones. Na verdade, por sua vocação para empresas e a integração com o ecossistema Microsoft, essas funções são mais essenciais do que em qualquer outro smartphone.

Profissionais de negócios vão gostar das capacidades para visualizar e editar documentos do Word, Excel e PowerPoint, além de trabalhar em um aplicativo Outlook nativo. Mas, o que eles mais gostariam, seria receber um e-mail com um texto, copiar e colar o mesmo e adicioná-lo em um arquivo PowerPoint, por exemplo.

A Microsoft tem muito em jogo com o Windows Phone 7, mas ele está atrasado para um grupo de smartphones que está rapidamente deixando-o antiquado. A plataforma é uma oportunidade para se destacar dos clones do iPhone, espalhados pelo mundo, mas a falta do multitarefa e do "copiar/colar" são limitações severas que podem se provar fatais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail