Home > Notícias

Rede de energia dos EUA está vulnerável a hackers

Sistema está repleto de buracos de segurança, que podem permitir redirecionamento de energia e roubo de dados.

Redação do IDG Now!

03/08/2010 às 9h41

Foto:

As redes de computadores que monitoram e controlam toda a infraestrutura de energia elétrica dos EUA está repleta de buracos de segurança, que permitem a invasão por parte de hackers para redirecionar energia e até mesmo roubar dados sigilosos.

Segundo um relatório do Departamento de Energia dos EUA, a maioria das vulnerabilidades de segurança é primária e de fácil manutenção, exigindo principalmente a instalação de patches ou senhas mais eficientes de gestão. Além disso, há um número excessivo de gateways para as redes, má qualidade do software que controla a rede, falta de criptografia nas linhas de comunicação e até mesmo brechas que permitem o acesso ao banco de dados.

Ainda de acordo com a entidade, hackers espiões russos e chineses têm monitorado cada vez mais a rede norte-americana e há o risco de que eles possam cortar a energia no país. O relatório vem acompanhado de um informe da Siemens AG, da Alemanha, que afirmou ter detectado um ciberataque à sua infraestrutura crítica, o que levou a empresa a instalar um aplicativo que verifica falhas de segurança na rede.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail