Home > Dicas

Rede doméstica: ajude os PCs de casa a enxergarem uns aos outros

Pequenos ajustes farão com que os computadores sejam capazes até de compartilhar os dados que estão no HD.

Rick Broida, da PC World / EUA

15/01/2009 às 11h50

enxergar_rede_150.jpg
Foto:

enxergar_rede_150.jpgFacilidade de pagamento e preços atraentes têm resultado em algo mais legal do que apenas a felicidade de quem vende computadores: muitas casas hoje em dia já têm seu primeiro PC e, não raro, um segundo ou terceiro computador, todos conectados ao a um roteador (que pode até ser wireless), compartilhando a conexão internete banda larga.

O problema é que eles não veem um ao outro, impossibilitando o compartilhamento de arquivos e, no caso de haver uma impressora conectada a qualquer deles, que ela possa ser usada pelos outros PCs. E este é um problema que afeta diretamente sistemas de rede baseadas no Windows XP ou que misturem este sistema operacional com máquinas com Vista.

Infelizmente, enquanto o Vista faz um melhor trabalho que o XP ao identificar computadores em rede, nenhum dos dois sistemas de fato ajuda os usuários a resolver este percalço. Então a forma mais fácil e rápida de ter todas as máquinas se comunicando são as dicas a seguir.

Leia também:
> 35 soluções para problemas de rede
> Seis dicas para resolver problemas e obter uma conexão web mais rápida
> Confira nove serviços e downloads gratuitos para usar na sua rede

Ponto de partida
Comece tendo certeza de que todos os PC estão inscritos no mesmo grupo de trabalho. Geralmente as coisas não funcionam direito e o problema é justamente esse.

Este grupo de trabalho pode ter qualquer nome, desde que tenha até 15 caracteres, mas necessariamente precisa ser o mesmo em todas as máquinas.

No XP, clique em Iniciar, Painel de Controle, Sistema e então selecione a aba Nome do Computador. Clique no botão Alterar se precisar modificar o nome do grupo de trabalho.

No Vista, clique em Iniciar, Painel de Controle, digite grupo de trabalho no campo de pesquisa, e então clique em Alterar nome do grupo de trabalho.

Se esta solução sem custos não resolver o problema, então utilize uma solução terceirizada. O Network Magic, da Pure Networks, oferece operações para estas tarefas como compartilhar arquivos e impressões e até mesmo uma otimização da rede.

A versão Essentials (30 dólares) suporta até 3 PCs; se você possui mais computadores, precisará então da versão Pro (50 dólares). O programa também possui uma versão de testes.

Outros destaques da PC WORLD: 
> Backup: 5 passos para proteger seus dados
> Faça backup com as ferramentas do Windows
> Confira o teste com 8 soluções de segurança integradas

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail