Home > Notícias

Rede Globo detalha testes com programação para televisão em 3D

Canal mostra trechos de novela e do carnaval com tecnologia 3D como forma de manter interesse da audiência na programação.

Guilherme Felitti, do IDG Now!

21/08/2009 às 20h39

Foto:

A Rede Globo desenvolve planos para explorar a programação em três dimensões como forma de oferecer um conteúdo que mantenha o interesse do espectador na mídia. Depois de captar imagens em 3D durantes os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro deste ano, o canal vem captando cenas da sua próxima novela das oito, "Viver a vida", com o novo sistema.

Para o diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt, o investimento não se justifica pelo retorno publicitário imediato após o início da sua veiculação, mas se trata de uma movimentação estratégica. Para Bittencourt, a programação em 3D é uma forma de atrair o consumidor para "conteúdo de qualidade" que mantenha sua atenção na programação da TV, estratégia já usada, segundo ele, na TV Digital.

"A (implementação da) TV Digital também não teve ganho adicional imediato", analisa. As imagens captadas da novela e do carnaval são voltadas a exibições privadas realizadas pela TV Globo e exigem o uso dos tradicionais óculos que conferem às imagens o efeito tridimensional.

Nas imagens da novela mostradas, um casal e uma família interagem em ambientes domésticos, com a atuação dos atores e móveis selecionados em um plano "mais próximo" aos espectadores, dando uma sensação real de profundidade. O sistema usa câmeras e projetores especiais que captam dois fotogramas de cada cena para o efeito de profundidade - quanto mais separadas as imagens são, maior é a "proximidade" dos atores ou objetos em relação ao espectador.

Nas cenas do carnaval, uma lata de cerveja rodopia em frente às imagens dos carros alegóricos ou passistas, em uma possível aplicação do sistema 3D, discutivelmente confortável a quem assiste, para o mercado publicitário. Bittencourt afirmou que a TV Globo ainda não tem planos nem de filmar regularmente programas da sua grade. Antes do lançamento, o canal pretende aproveitar o crescimento da base de cinemas 3D no Brasil e exibir conteúdos como os descritos antes de filmes em três dimensões.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail