Home > Notícias

Rede social corporativa similar ao Facebook é testada pela Microsoft

Plataforma, que permite acesso aos dados dos funcionários de uma empresa, já é utilizada por 8 mil funcionários da MS.

Computerworld/EUA

11/06/2008 às 11h39

Foto:

A pedido das equipes de desenvolvimento dos produtos SharePoint e Office, o Microsoft Office Labs criou e está testando um protótipo interno de um rede social que pode fornecer aos funcionários dados e atualizações sobre seus colegas de trabalho.

Chris Pratley, gerente geral do Office Labs, revelou detalhes do protótipo chamado TownSquare, na conferência Enterprise 2.0, em Boston (Estados Unidos). Em entrevista ao Computerworld na última sexta-feira (06/06), Partley afirmou que o projeto foi lançado em janeiro deste ano e já está sendo utilizado por 8 mil funcionários da Microsoft. 

Com um layout similar ao da comunidade Facebook - na qual a Microsoft investiu 240 milhões de dólares em outubro de 2007, a rede TownSquare foi abastecida com dados dos funcionários da empresa - como promoções de cargos e aniversariantes - que agora tornaram-se públicos e podem ser visualizados por todos da comunidade.

A TownSquare também notifica os usuários quando um documento ou um arquivo é modificado e permite que eles personalizem seus dados e monitorem quem está recebendo informações sobre eles.

Pelo menos 700 funcionários utilizam a ferramenta diariamente e alguns clientes da Microsoft já estão testando o projeto para utilizarem em suas companhias.

++++

Algumas evidências engraçadas demonstraram que os funcionários gostaram da ferramenta do TownSquare, notou Pratley. “Eles apreciaram especialmente a capacidade de criar e editar documentos dos seus colegas”, acrescentou. Um funcionário utilizou a rede para encontrar um patrocinador dentro da Microsoft que financiasse a Enterprise 2.0 Conference.

Como o Facebook, a TownSquare também inclui fotos de usuários e permite informar quando alguém não está na sua mesa de trabalho, assim como marcar uma reunião ou um encontro para tomar um café.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail