Home > Notícias

Rede zumbi usa computadores de seis orgãos do governo britânico

Criminosos exploram falhas nos browsers Internet Explorer e Firefox para controlar equipamentos em instituições governamentais.

Redação da PC Advisor / Reino Unido

23/04/2009 às 11h51

Foto:

Crackers conseguiram controlar máquinas dentro de instituições do governo britânico usando os PCs afetados em uma rede zumbi com mais de 2 milhões de micros, afirmou a consultoria de segurança Finjan.

Máquinas dentro de seis organizações governamentais do Reino Unido foram tomadas pelos criminosos. A consultoria afirmou que os crackers vendiam acesso a qualquer máquina da rede por até 100 dólares. Os dados foram repassados à Metropolitan Police, em Londres.

"Quando procuramos por nomes de domínios para ver onde (os PCs infectados) estavam, nos surpreendemos em notar algumas redes governamentais, incluindo PCs da gestão do Reino Unido", afirmou à BBC o chief technology offecer da Finjan, Yuval Ben-Itzhak.

A empresa também afirmou que todas as máquinas infectadas usavam o sistema Windows e que crackers tiveram acesso aos PCs por vulnerabilidades nos navegadores Internet Explorer e Firefox.

"Monitoramos constantemente riscos novos e existentes e trabalhamos para minimizar seus impactos alertando departamentos e os aconselhando sobre como lidar com as ameaças", afirmou o porta-voz do Cabinet Office do governo britânico.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail