Home > Notícias

Redesenhado, Classmate PC da Intel terá funções touchscreen e tablet

Nova versão virá com processador Atom de 1,6 Ghz e deve ser liberada para os fabricantes OEM até o final do ano.

Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!*

20/08/2008 às 15h14

Foto:

selo_entrada_88A Intel apresentou nesta quarta-feira (20/08), durante o Intel Developer Forum 2008, o novo design do Classmate PC, que inclui tela touchscreen e também funciona no modo tablet.

O novo modelo deve ser liberado para os mais de 40 fabricantes OEM do notebook de baixo custo até o final do ano, de acordo com a Intel. No Brasil, a Positivo é a responsável pela fabricação do Classmate PC e do Mobo, versão commercial da plataforma.

De acordo com Lila Ibrahim, gerente geral do grupo de plataformas para mercados emergentes da Intel, o custo do novo modelo deve se manter no mesmo patamar da versão anterior – entre 200 dólares e 500 dólares, dependendo do mercado onde será comercializado.

A nova versão virá com processador Atom de 1,6 Ghz e vai oferecer aumento de 1,5 vez em performance e um ganho de 30% na duração da bateria.

A adaptação do aparelho para o modo tablet torna o uso mais simples para as crianças – alvo principal da plataforma. Para escrever na tela, elas podem pode usar uma caneta especial ou a própria unha.

“Abrimos APIs para que os desenvolvedores possam criar softwares que aproveitem melhor o recurso de tablet”, disse Jeff Galinovsky, grente senior de plataformas da Intel.selo_pequeno_saida

Outra novidade é que a câmera do Classmate agora pode ser rotacionada em 180 graus, para que o usuário capte imagens dos colegas ou outras cenas à sua frente.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail