Home > Dicas

Redimensione e corte imagens no Mac sem gastar

Altere o tamanho de imagens e faça cortes precisos sem utilizar softwares caros no Mac - ou piratear o Photoshop...

Macworld / EUA

24/01/2011 às 16h44

Foto:

O leitor Curtis Wagner tem uma dúvida a respeito de imagens. Ele escreveu:

Para o site em que estou trabalho, preciso utilizar imagens – tanto screenshots quanto fotos – de tamanhos muito específicos. Estou economizando. Não posso comprar algo como o Photoshop. Há uma maneira mais barata ou gratuita de fazer isso no Mac?

Claro. É possível criar imagens no tamanho correto sem gastar um centavo ao capturá-las ou ainda  cortá-las e/ou redimensioná-las após esse processo, sem recorrer à pirataria.

Para capturas de tela, pressione Command+Shift+4 e um cursor parecido com uma mira irá aparecer. Clique e arraste-o através da área que deve ser capturada. Ao fazer isso, uma área de seleção de pixels vertical e horizontal é exibida; ao soltar o botão esquerdo do mouse, a captura é feita.

Claro que essa técnica é de pouca ajuda quando o objeto que está sendo capturado é maior do que o tamanho desejado. Nesses casos, é preciso não só capturar a imagem, mas redimensioná-la ou cortá-la. No caso de fotos, é preciso ir direto ao segundo passo.

Isso pode ser feito com a aplicação gratuita de Pré-Visualização. Basta abrir a imagem e escolher Tools, Adjust Size. Na janela seguinte, especifique a altura e a largura em pixels, porcentual, polegada, centímetros, milímetros ou pontos. Como padrão, as imagens serão redimensionadas proporcionalmente, para que tenham a mesma proporção da original, mas essa opção pode ser desligada se o usuário não estiver preocupado com a distorção das fotos (quando é preciso cortar alguns pixels, por exemplo).

Se o tamanho original não estiver próximo da proporção desejada, é preciso cortar a imagem; e isso pode ser feito a partir do aplicativo de Pré-Visualização também. Com a ferramenta de seleção retangular escolhida a partir do menu Select no topo da janela da imagem, arraste sobre a área desejada.

Se o usuário segurar a tecla Option enquanto arrasta, a seleção será centralizada no ponto no qual o usuário clicou pela primeira vez. Segure o botão Shift e a área de seleção irá se tornar um quadrado. Uma vez feita a seleção desejada, vá em Tools, Crop (ou mais rápido ainda, utilize o atalho Command+K)

Claro que há várias outras ferramentas que podem fazer isso (e muito mais). O ImageWell da Xtralean Software (20 dólares) permite ao usuário redimensionar e converter as imagens para outros formatos rapidamente.

Caso você utilize outro editor gratuito ou com preço mais acessível, coloque o nome do programa nos comentários para que outros leitores possam aproveitar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail