Home > Dicas

Reduza o número de mensagens e avisos emitidos pelo Windows

Excesso de pop-ups exibidos na bandeja do sistema incomoda e atrapalha o ritmo de trabalho de alguns.

Rick Broida, da PC World/EUA

06/07/2009 às 17h19

system_tray_msg_150.jpg
Foto:

system_tray_msg_150.jpgAlém de ajudar a domar o Controle de Conta do Usuário, o Windows 7 permite que você decida que aplicativos têm permissão para soltar avisos em forma de pop-ups na bandeja de sistema.

Tal filtro faz com que você seja interrompido menos vezes durante seu trabalho e, provavelmente, menos ligações de parentes e amigos atrapalhados com o PC e que costumam acioná-lo com suporte remoto.

O problema é que tal controle não está disponível no Vista muito menos no XP, salvo se você não se importar em fazer um passeio pelo Registr do Windows. Lá é possível desativar os balões de notificação do Vista de uma vez por todas.

Lembre-se, no entanto, que mexer no Registro de seu computador pode ser perigoso.  Por isso, antes de começar, recomendamos que você faça um backup de segurança do Registro do sistema e crie um ponto de restauração.

Quando estiver tudo pronto, siga esses passos para eliminar os pop-ups:

1. Clique em Iniciar, digite regedit e aperte Enter.

2. Navegue, localize e clique no caminho HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\Advanced.

regedit_500.jpg

3. No painel à direita, clique com o botão direito para abrir um menu e escolha Novo, Valor DWORD (32 bits). Dê o nome de EnableBalloonTips.

4. Clique com o botão direito no novo item criado, escolha modificar na lista de opções e certifique-se de que os dados do valor estão em 0 (zero).

regedit2_500.jpg

5. Saia do Registro e reinicie o PC. Se você usa XP, pode acabar com os balões usando o utilitário TweakUI, da Microsoft. O programa traz a configração ‘Ativar avisos em balões’ sentro da seção ‘Menu Iniciar e barra de ferramentas’; é só desmarcar essa opção.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail