Home > Notícias

Registre suas façanhas durante os jogos

Programas ajudam a gravar vídeos de fases de seus jogos, capturar telas e até apontar a taxa de overclock de sua máquina

Ian Harac, PC World / EUA

22/09/2009 às 17h16

fraps_150.jpg
Foto:

Antigamente era fácil se vangloriar dos feitos atingidos no videogame – até porque, mesmo se fosse mentira não tinha como ninguém ficar sabendo. Hoje está mais fácil de provar aos seus amigos todas as suas conquistas online.

Alguns aplicativos gravam vídeos com os principais trechos de suas ações em um jogo. Um deles é o PlayClaw (30 dólares; versão demo gratuita), uma ferramenta que faz exatamente isso.

O aplicativo é muito simples e fácil de instalar e usar. Ao fazer a instalação apenas verifique com atenção todas as opções que irá marcar e desmarcar, e verifique se a tecla de atalho para iniciar a gravação não será a mesma já usada para outro atalho do jogo.

playclaw_350.jpg

Tela para gravação de vídeo no PlayClaw

Você também pode temporariamente pausar e continuar a gravação, possibilitando uma gravação contínua, com trechos distintos. O programa também tira foto das telas. Mas você deve estar se perguntando por que isso é um destaque, visto que a maioria dos games já realiza essa função.

A diferença é que o PlayClaw tira vantagem dos processadores multi-core, portanto existirá um mínimo de interrupção do jogo durante as capturas de vídeos e telas, sendo uma ferramenta melhor do que a oferecida pelos consoles. Além disso, o programa permite que você especifique em qual formato quer fazer a captura; opção que a maioria dos games não oferece.

O programa também exibe sua taxa de frames na tela enquanto você joga e durante a captura de vídeos. Uma ferramenta bacana para quem quer mostrar aos amigos a nova caixa de overclock. Ou justificar a impossibilidade de ganhar em um jogo FPS (quadros por segundo) devido ao seu computador ancião.

fraps_350.jpg

Tela inicial do FRAPS

gamesshutter_625.jpg

Outro programa muito bom para capturar vídeos durante os jogos é o FRAPS. Ele tem funcionalidades similares ao PlayClaw, com algumas opções a mais. Porém o PlayClaw tira vantagem das máquinas multi-core, e tem a opção de pausar e continuar a gravação. Mas ambos têm a opção de teste gratuito, portanto você pode verificar qual o melhor.

Observação: O modo de teste do PlayClaw não tem limite de prazo, mas você só conseguirá gravar 30 segundos de vídeo, e os vídeos ficarão com marca d’água.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail