Home > Notícias

Remix é versão do Ubuntu Linux para notebooks de baixo custo

Sistema operacional voltado a ultraportáteis é compatível com chips Atom, da Intel, e conecta-se rápido à web.

Computerworld/EUA

03/06/2008 às 17h39

Foto:

A Ubuntu Linux revelou nesta terça-feira (03/06) o sistema operacional modificado Ubuntu Linux Remix, que rodará em laptops de baixo custo e ultraportáteis.

A Ubuntu não oferecerá a versão Remix para downloads, como faz com as outras versões do Linux - o sistema será oferecido somente aos fabricantes de ‘netbooks’, segundo o gerente de marketing Gerry Carr, da Canonical, patrocinadora do Ubuntu.

Veja também:

> Fotos: Veja as novidades da Computex

> Novo Eee PC 901 com chip Atom
> Ultraportáteis conquistam brasileiros


Netbooks são os laptops de baixo custo usados para acesso à internet e execução de tarefas simples, como redação de textos. O Ubuntu Linux Remix é compatível com os novos processadores Atom da Intel, que estão sendo adotados pelos novos Eee PCs.

A Canonical também está trabalhando para que outras aplicações populares de desktop sejam compatíveis com o Remix.
++++
A diferença essencial entre o Remix e o Ubuntu Linux padrão é a inclusão de um recurso que torna mais rápida a inicialização do netbook e sua conexão à internet. “Além disso, há ajustes voltados aos chips Atom e otimização para o drive. É um sistema operacional muito ligado ao dispositivo”, diz Carr.

Carr acredita que o Remix pode impulsionar outras empresas a criarem especificamente para os netbooks. “Se houver sucesso no mercado, acredito que haverá competição”, diz.

A Microsoft anunciou, nesta terça-feira (03/06), que estenderá o prazo de venda do Windows XP para PCs de baixo custo.

Os laptops equipados com o chip Atom e o novo sistema operacional devem chegar às lojas no próximo semestre, custando de 300 a 500 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail