Home > Dicas

Remova, adicione e substitua páginas em PDF

Essas operações ajudam a economizar bastante tempo quando se tem relatórios complexos que sofreram modificações durante o processo de gerar o documento em PDF.

Pariah S. Burke, da Macworld/EUA

19/11/2009 às 21h09

adobe_150.jpg
Foto:

adobe_150.jpgUma das muitas utilizações de gerar um arquivo PDF é economizar na impressão. Gerar imensos relatórios de balanço trimestrais ou mesmo anuais, com detalhes, poderia levar dias imprimindo. Mas quem faz esse tipo de trabalho, sabe que um gráfico ou uma planilha pode sofrer alterações no meio do processo de geração do relatório.

Nesse caso o processo pode ser demorado e tedioso para gerar o relatório novamente ou, então, pode ser apenas uma questão de adicionar, remover ou substituir uma ou algumas páginas do documento PDF. Veja como realizar essas manobras facilmente. As dicas aqui foram testadas no Adobe Acrobat 9.

Removendo páginas
Basta escolher o menu DocumentoApagar Páginas, e depois escolher as páginas a remover. Você pode fazer isso no painel de navegação, ou especificar uma ou mais páginas por intervalo com o botão de na caixa de diálogo Excluir Páginas. Clique em OK para apagar a página(s) e clique em Salvar.

Adicionando páginas
No menu Documento você encontrará o comando Inserir Páginas, com a capacidade de inserir um arquivo PDF externo. Selecione o arquivo e, pressionado o botão Selecionar, você verá a caixa de diálogo Inserir Páginas. Neste ponto, você deve decidir onde gostaria de inserir o novo arquivo - antes ou depois da primeira ou a última página do PDF atual, ou entre uma página específica. Clique em OK e salve a sua nova versão de de documento PDF.

Substituição de páginas
Às vezes é necessário substituir uma versão antiga de uma página ou uma sequência de páginas com uma nova versão. Isso pode ser realizado em apenas uma etapa - contanto que você esteja substituindo o mesmo número de páginas que você deseja inserir. Vá ao menu Documento, Substituir páginas, clique em  Localizar e selecione o PDF contendo o novo material que pretende utilizar.

Em seguida, na caixa de diálogo Substituir Páginas, que aparece automaticamente, selecione a página ou páginas para remover e, em seguida, as páginas para inserir. Note que a janela de substituição pede que você especifique somente o número da página inicial. Se você estiver substituindo cinco páginas, o Acrobat vai inserir cinco páginas, começando com o número da página que você especificar, continuando na ordem sequencial. Clique em Ok e depois em Salvar.

Apesar dessa limitação da função de substituir páginas, seguir esses passos é muito mais fácil do que gerar novamente um documento PDF inteiro.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail