Home > Dicas

Remova elementos indesejados de suas fotos com o InPaint

Programa promete remover “como mágica” e sem esforço dedos, papagaios de pirata e outros objetos de suas fotos.

Mark O'Neill, PCWorld EUA

12/12/2012 às 17h48

Foto:

Acontece com todo mundo: você tira uma foto que acha “fantástica” num fim de semana e, quando chega em casa, descobre que um estranho aparece bem no meio da cena. Ou que você segurou a câmera de uma forma estranha e seus dedos aparecem em frente à lente. Mas antes de chorar o leite derramado e apagar as fotos, experimente o InPaint, um programinha que promete remover elementos indesejados das imagens.

O InPaint apaga a área da foto que você indicar, e então analisa os arredores para decidir como preencher o espaço vazio. Não é uma operação à prova de falhas: às vezes o resultado é surpreendentemente bom, em outras fica pior do que o original. Mas a operação é reversível, então não há perigo em experimentar para ver se você consegue “consertar” a imagem.

inpaint_antes-360px.jpg
Basta selecionar com o marcador o que deseja remover...

Para isso abra o InPaint e a imagem que deseja consertar. Use a ferramenta do marcador vermelho para pintar a área que quer remover. Quando soltar o botão do mouse uma caixa aparecerá em volta do elemento selecionado. Agora basta clicar o botão com a seta azul e observar o resultado.

Com objetos básicos e um fundo simples, o processo é fácil e rápido. Mas se você quer remover elementos com formas estranhas ou fundos multicoloridos, pode ter problemas. O InPaint tem outro recurso que pode ajudar nos resultados, chamado Guide Lines. Com isso você desenha linhas verdes para marcar as bordas dos elementos no fundo, indicando ao InPaint onde elas estão. Nos meus testes, descobri que esta ferramenta fez uma boa diferença em algumas das fotos que usei.

inpaint_depois-360px.jpg
...e clicar em um botão para ver o resultado

O InPaint tem inúmeros usos. O site do desenvolvedor diz que ele pode ser usado para remover marcas d’água e datas de fotos, usando o mesmo método. A remoção de marcas d’água de uma imagem que não lhe pertence não é ético, e em alguns países é ilegal. Mas a remoção de datas é um uso com o qual posso simpatizar.

Por US$ 20 o InPaint é uma solução com preço acessível, ainda mais considerando que você pode experimentar o programa gratuitamente antes para ver como ele se sai na prática. É uma boa alternativa a um software sofisticado e muito mais caro como o Photoshop, mas com uma curva de aprendizado quase zero. Também há uma versão para Mac.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail