Home > Dicas

Remova o arquivo de hibernação do seu PC

A função hibernar, do Windows, mantém um arquivo de controle no disco. Ele ocupa muito espaço e pode até causar perda de desempenho. Saiba como removê-lo com um simples comando.

René Ribeiro, da PC WORLD

19/11/2009 às 19h33

Foto:

Essa dica é para quem usa ou já usou a função hibernar, do Windows. Esse recurso do Windows oferece uma grande vantagem, mas cobra alguns gigabytes de seu HD para isso.

A função de hibernação é interessante porque o computador pode ser desligado com todos os programas abertos e, quando ligado novamente, tudo reaparece do mesmo jeito que estava quando o PC foi desligado.

Importante não confundir o modo hibernar com o modo de espera. O primeiro realmente desliga o computador e o segundo, apenas coloca o PC para ‘dormir’, desligando apenas o HD e o monitor, mas o computador continua consumindo energia elétrica.

Portanto, o truque da função hibernar é gravar em um arquivo todas as configurações dos programas abertos e estados do sistema operacional no momento em que foi desligado. Esse arquivo é chamado de hiberfil.sys, fica escondido e pode ultrapassar 4 GB de tamanho.

Leia também:
>> Como ativar o recurso de economia de energia do Windows
>> Melhor colocar o PC em standby, mandar hibernar ou desligá-lo?
>> Transforme o ícone hibernar do Vista no botão poweroff do computador

E mesmo quando a máquina está ligada, o arquivo não é apagado. Isso não gera só problema de ocupar espaço desnecessário, mas também de tempo de acesso ao HD, pois ocupa muitos blocos em uma mesma seqüência. E mesmo quem já desligou a função hibernar ainda terá esse arquivo escondido na máquina.

Para eliminar esse arquivo, há um comando muito simples. No Windows XP, clique no menu iniciar e escolha a opção executar. Quem utiliza o Vista ou o Windows 7, a linha de comando já aparece ao clicar no menu iniciar.

Nessa linha digite o comando CMD. Na tela que se abre, digite a linha powercfg.exe -h off, como mostra a tela abaixo. Pressione a tecla enter e, em seguida, digite exit. Agora reinicialize seu computador e poderá ver que tem alguns gigabytes a mais em seu HD.

hiberfil.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail