Home > Dicas

Renomeie facilmente vários arquivos no Finder

Trocar os nomes de várias fotos, por exemplo, pode ser uma tarefa chata e demorada. Saiba como evitar isso

Macworld/EUA

06/04/2009 às 15h24

Foto:

Se você usa o Finder para renomear muitos arquivos , e costuma usar o modo coluna ou lista para visualização, provavelmente conhece o que eu chamo de problema dos “arquivos saltadores”. Digamos que você está renomeando uma série de imagens de uma câmera; todas são chamadas de DSC_nnnn.jpg, onde nnnn representa um número de quatro dígitos. Quando renomear a primeira imagem do grupo, o Finder (para ajudar?) reorganiza a pasta por nome e muda a posição do arquivo, mantendo selecionado. Ou seja, depois de renomear, você vai ter que voltar manualmente à lista de arquivos DSC que estava renomeando. Se você quer renomear mais de dois arquivos, pode ser um processo trabalhoso e demorado.

variosarquivos_300

Mas há alguns truques para acabar com esse problema. Você pode usar um utilitário de terceiros para renomeação, como o A Better Finder Rename ou Name Mangler. Esses utilitários, no entanto, são feitos para fazer renomeações em massa – substituir todas as ocorrências de uma palavra por outra, por exemplo. Eles não são exatamente feitos para mudar os nomes de certos arquivos por nomes novos e únicos.

Você poderia trocar para  visualização com ícones antes de começar a nova tarefa de renomeação, porque (a menos que você tenha programado esse modo de visualização para se organizar por nome) os ícones não vão mudar de posição enquanto você renomeia os arquivos. Mas se você tem muitos arquivos para renomear, a visualização não permite que você veja muitos arquivos de uma só vez, mesmo com os ícones no menor tamanho possível.

Há outra alternativa simples (muito simples no modo lista, não tão simples no modo coluna). Antes de começar a tarefa, mude o Finder para organizar a pasta por tamanho, e não nome. No modo lista isso é fácil de fazer, apenas clicando na coluna Size. No modo coluna, você terá que ativar a janela View > Show View Options (Command+J), e então arrumar o Arrange no Menu pop-up para Size. Se você estiver renomeando um monte de fotos, elas devem estar relativamente agrupadas, já que têm tamanhos similares. Quando renomear um arquivo, ele vai continuar na mesma posição na lista. Tornando mais fácil de ir para a próxima.

Não é uma solução perfeita, já que se os tamanhos de arquivos não forem todos iguais, você provavelmente vai acabar fazendo tanto scroll manual para escolher os arquivos quanto antes. Isso pode, no entanto, ajudar em algumas situações, então é um bom truque para conhecer.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail