Home > Dicas

Renove seus papéis de parede com o John’s Background Switcher

Utilitário gratuito pode baixar automaticamente imagens de múltiplas fontes, e trocar também a imagem de fundo da tela de login do Windows.

Erez Zukerman, PCWorld EUA

06/09/2011 às 13h23

Foto:

Utilitários para automatizar a troca do papel de parede do desktop (background switchers) não são uma novidade. Se alguma vez você já se cansou daquela imagem que antes parecia linda e dramática, deve ter sentido necessidade de algo do tipo. Entretanto, poucos destes aplicativos conseguem ser tão impressionantes e cheios de recursos quando o John’s Background Switcher (ou JBS, pra encurtar).

O JBS é um utilitário gratuito (e em português) capaz de baixar e usar imagens de uma enorme variedade de fontes online, como o Flickr, Facebook, SmugMug ou VladStudio, um site especializado em papéis de parede. Se as imagens que você quer não estão em um site em específico, você pode definir termos para uma busca por imagens no Google, Bing ou Yahoo!, e puxar imagens da web inteira.

jbs_settings-360px.jpg
John's Background Switcher: baixe imagens de múltiplas fontes na web

E você não precisa se limitar a apenas uma fonte: o JBS permite que você combine várias delas, cada uma com suas opções específicas. Por exemplo, na hora de puxar imagens do Flickr você pode tanto usar um termo de busca, limitar o acesso a apenas um grupo específico ou ordernar as imagens por critérios como “interestingness” (as mais interessantes) ou “newness” (as mais recentes). Você também pode usar a mesma fonte em múltiplas categorias. Eu, por exemplo, tenho sete perfis do Flickr configurados.

Alguns sites, como o DeviantArt, publicam feeds RSS com imagens, que podem ser usados como fonte pelo JBS. Infelizmente isso não funciona com qualquer feed, eles tem que estar em um formato específico chamado Media RSS. Meu site favorito, o Simple Desktops, não tem um feed neste formato.

As imagens podem ocupar a tela toda, ou você pode criar um “mosaico” com quatro delas empilhadas. Também é possível criar murais com “polaroids” ou “cartões postais” gerados automaticamente a partir de múltiplas imagens.

Como as imagens são baixadas da Web, pode ser que você encontre alguma que considere desagradável. Nesse caso basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do JBS e selecionar a opção “Nunca mais mostrar”. A imagem será adicionada a uma lista de “wallpapers banidos, e nunca será mostrada novamente.

jbs_polaroids-360px.jpg

O JBS pode criar um "mural" com múltiplas imagens de uma vez só

E se uma fonte não está retornando os resultados que você esperava, você pode ajustar vários parâmetros até que tudo fique a seu gosto. Ou se você se cansar dela, pode simplesmente desabilitá-la, e reabilitar mais tarde se desejar, sem perder todo o trabalho que teve na configuração.

O JBS também pode mudar o fundo da tela de login do Windows. Com essa opção a tela de login sempre usará a mesma imagem que seu papel de parede, dando ao sistema uma aparência uniforme. Ele não é o primeiro utilitário que faz isso: o DisplayFusion, um produto comercial, também tem este recurso, mas faz com que uma janela do UAC (User Account Control) surja na tela a cada troca. O JBS não mostra nenhuma janela. Segundo o desenvolvedor, isso é feito modificando certas permissões em arquivos do sistema. 

Quando o assunto é mudar o papel de parede, o John’s Background Switcher é uma das ferramentas mais capazes que já tive o prazer de usar. E o preço é imbatível.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail