Home > Dicas

Reorganize as pastas do Windows e torne o processo de backup mais fácil

O ideal é manter os dados de usuários, que mudam freqüentemente, em uma partição ou volume diferente das informações do sistema.

Por Redação da PC World

14/02/2008 às 11h04

ajuste_windows_150.jpg
Foto:

ajuste_windows150Toda vez que você cria um perfil de usuário, o Windows faz um monte de pastas para ele. Algumas, como Meus Documentos, no XP e 2000, e Documentos, no Vista, servem como áreas de armazenamento para seus textos, músicas, imagens e outros arquivos.

Mas também existem outras pastas específicas, como Dados de aplicativos (no XP) ou AppData (no Vista). Tais folders contêm os dados de configurações dos aplicativos que cada usuário tenha definido para si.

Leia também:
> Faça backup online e não pague nada por isso
> Seis opções (para download ou uso na web) para proteger seus dados
> Antes de mexer, faça backup do Registro do Windows

Essas pastas são colocadas no mesmo drive ou partição de disco (Volume, no Vista) onde o sistema operacional está instalado. Mover as pastas em que você armazena seus dados para uma outra partição/volume simplifica a tarefa de backup e restauração de arquivos que mudem freqüentemente.

dica_1402_01
Vista: pode-se mover as 11 pastas especiais do sistema para outra partição ou volume

Dessa maneira, evita-se que o processo de backup faça cópias de segurança desnecessárias de arquivos de sistemas – esses arquivos não mudam com a mesma freqüência.++++

ajuste_windows150Mova seus documentos
Se você é usuário do Windows 2000 ou do Windows XP, clique com o botão direito na opção Meus Documentos na área de trabalho ou no Explorer, e escolha Propriedades.

Com a aba Destino aberta, digite o endereço para o drive ou pasta desejados e clique em OK. Ao ser perguntado se gostaria de mover todos os documentos para a nova localização, clique na opção Sim.

Leia mais:
> Elimine arquivos MP3 duplicados e ponha sua 'discoteca' em ordem
> Deixe os ícones de área de trabalho em ordem
> Segurança: organize suas senhas

Se você usa o Windows Vista, clique com o botão direito em Documentos e escolha Propriedades. Esta pasta está localizada dentro da pasta nomeada com seu nome de usuário.

Clique na aba Local na caixa de diálogo que vai se abrir, digite o novo endereço e então pressione OK. Selecione a opção Sim para mover todos os arquivos, quando isso for perguntado. Se preferir, pode clicar em Mover... e ir navegando pelos diretórios de seu disco rígido, até encontrar o local desejado para a tarefa.

dica_1402_02
Novo destino: escolha onde guardar as informações

Para mover as pastas especiais do Vista, abra o applet Opções de pasta no Painel de controle (você pode ter que alternar para o modo de exibição clássico), clique na aba Modo de exibição, certifique-se de que tanto a opção Não mostrar pastas e arquivos ocultos quanto Ocultar arquivos protegidos pelo sistema operacional (recomendado) estejam ligadas e clique OK. Tal procedimento garante que você não irá mexer em arquivos errados.

Depois, vá até a opção Iniciar e escolha a conta do seu usuário para abrir o diretório que contém essas pastas especiais.

Abra uma segunda janela do Explorer e selecione a que será o novo padrão de suas pastas especiais. Na pasta da conta do seu usuário, escolha aquelas que você quer mover, arraste-as com o mouse para fora desta janela e coloque-as dentro da nova pasta do Explorer.

> Para mais dicas sobre o Windows, clique aqui.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail