Home > Notícias

Resolva problemas com seu monitor

Cores erradas ou uma falta súbita de imagem podem ser causadas por algo simples como mau-contato ou um cabo defeituoso. Veja como diagnosticar e resolver.

David Murphy, PCWorld EUA

21/08/2012 às 16h12

Foto:

Seu monitor subitamente está mostrando imagens com as cores erradas, ou imagem nenhuma? Não se preocupe, o problema pode ser algo tão simples quanto um cabo ou conector mal-encaixado ou com defeito.

Leia também
A imagem de seu monitor ficou de ponta-cabeça? Veja como consertar

Primeiro, desconecte e reconecte o cabo que liga o monitor ao PC, e verifique se ambas as pontas estão bem encaixadas. Mexa no cabo e veja se o problema vai embora: isso pode ser sinal de um cabo que desenvolveu um mau-contato, e a solução é tentar um outro cabo. Outro culpado pode ser o conector onde o cabo é plugado: se seu monitor tem múltiplas entradas de sinal tente usar uma outra, como a DVI, HDMI ou DisplayPort. 

Ainda não resolveu? Se seu PC tem uma GPU dedicada desligue o computador, tire-o da tomada, abra o gabinete, retire a GPU do slot e encaixe-a novamente com cuidado. Cores estranhas, ruído ou “blocos” de cor na imagem também podem ser sinal de uma GPU que está superaquecendo ou falhando, verifique se o ventilador dela está girando livremente. Se estiver coberto de poeira, use uma lata de ar comprimido para limpá-lo. Na verdade, aproveite que o PC está aberto e a lata de ar na mão para tirar a poeira dele todo e fazer uma bela faxina.

Se nada disso resolver, pode ser que seu monitor tenha partido desta para melhor. Mas antes de ir às compras, teste um outro monitor em seu lugar para ter certeza. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail