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Resolva problemas de impressão no Mac

Muitas vezes, quando você mais precisa dela, a impressora não funciona. Saiba como resolver panes comuns relacionadas a esse equipamento

Macworld/EUA

04/08/2009 às 13h41

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Certamente você já presenciou algum problema relacionado a impressoras. Arquivos são enviados mas não são impressos, mensagens alertam que não há impressora instalada, erros surgem na instalação do equipamento, e assim por diante. Veja abaixo como resolver problemas teimosos relacionados à impressão de documentos.

1. Impressora? Qual impressora?

Quando você seleciona Arquivo/Imprimir, uma nova janela é aberta solicitando que o usuário escolha qual impressora usar para imprimir o arquivo. Mas o que fazer quando sua impressora não aparece na lista? Por incrível que pareça, sua impressora poderá desaparecer desse menu quando, por exemplo, é instalada uma nova atualização da versão do OS X.

Para resolver isso, é preciso clicar em Adicionar impressora no menu citado acima (clicando no menu de rolagem Impressora), selecionar sua impressora na tela que surgir e clicar em Adicionar.

Se a impressora não aparecer na lista para ser adicionada, você deverá selecionar uma opção diferente na barra de ferramentas que aparece no alto dessa janela. Para uma impressora Bluetooth, clique sobre o ícone em azul.

Dica extra: você pode resolver vários problemas relacionados à impressora apenas reinstalando o equipamento nessa lista. Para apagar a impressora, basta selecioná-la no painel de preferências de impressoras e fax e pressionar o botão com sinal de menos (-). Em seguida, instale novamente o equipamento.

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Se sua impressora não aparecer na lista, você deverá selecioná-la nesta janela

2. Erros ao tentar adicionar uma impressora

Em alguns casos, ao tentar adicionar uma nova impressora, a seguinte mensagem aparece: “Ocorreu um erro ao tentar adicionar a impressora selecionada”. E agora? É hora de redefinir o sistema de impressão. Vá para o painel de preferências de impressoras e fax e dê um clique com o botão Control pressionado na lista de impressoras. Em seguida, no menu que aparecerá, selecione “Redefinir sistema de impressão”.

De acordo com esta página de suporte da Apple, escolhendo essa opção, todas as informações das impressoras instaladas e os arquivos pendentes para serem impressos serão apagados. Todas as configurações deverão ser feitas novamente como na primeira vez que você ligou seu Mac.

3. Quando tudo falhar

Se nada do que foi falado até agora funcionar, tente usar o software Print Therapy, da Fixamac, que custa 30 dólares. O valor é salgado, mas este programa vai reparar todas as configurações de impressão, apagar arquivos temporários do cache e do spool a partir da pasta /var/spool/cups.

Dica extra: usuários avançados podem tentar reparar o problema diretamente pelo Terminal, ou pela interface web do Common Unix Printing System (CUPS). Para isso, digite http://127.0.0.1:631 no seu navegador.

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