Home > Dicas

Respostas às muitas perguntas sobre o Vista que não querem calar

Devo voltar ao XP? Como tornar o uso do Vista mais parecido com o do XP? Por que a restauração de sistema não funciona?

Lincoln Spector, da PC World/EUA

22/07/2008 às 17h42

perguntas_windows_150.jpg
Foto:

perguntas_vista_150Está na hora de começarmos a confessor que usamos, sim, o Vista. Em alguns casos, é o único sistema operacional de nossas máquinas, e ele gera uma relação de amor e ódio com o usuário.

Amamos o visual, a ferramenta de procura, o comando pouquíssimo conhecido "Copiar como caminho". Mas o Vista também vem com seu conjunto especial de problemas.

Procuramos responder aqui, de forma mais completa possível, a três perguntas que nos têm chegado de diversos leitores. Talvez elas possam ser as suas também.

Devo continuar com o Vista ou voltar para o XP?
Para muitos usuários, a escolha de um sistema operacional é um problema totalmente pessoal. Existem diversos fatores a considerar e por isso não há uma resposta pronta.

Mas eis alguns argumentos para ambos os lados, começando com bons motivos para retornar ao XP.

perguntas_vista01

A maturidade do XP deu aos fabricantes tempo mais do que suficiente para
escrever drivers consolidados para o SO, enquanto o Vista ainda está
infestado com problemas relativos a drivers.

Confiabilidade de hardware: Um ano e meio após o lançamento, O Vista ainda tem um monte de pendências de hardware – mesmo os lançados mais recentemente.

A facilidade Plug and Play funciona ocasionalmente, assim como o retorno dos modos de espera e de hibernação.

++++

Velocidade: Com as mesmas configurações de harware, o XP é mais rápido que o Vista. E não podia ser diferente: assim como o hardware fica mais rápido a cada nova geração, os softwares ficam mais lentos com a adição de novos recursos.

As vantagens do Vista, sem o Vista: Você não precisa do Vista para fazer buscas rápidas e indexadas. É só baixar o programa gratuito (para uso pessoal) Copernic Desktop Search. E o próprio Windows Live Photo Gallery melhora na versão do Vista, que também roda no XP.

O CCU: O Controle de conta do usuário – aquela coisa irritante que pula na tela constantemente pedindo permissão para fazer exatamente aquilo que você acabou de dizer para fazer – é um exemplo clássico de uma boa idéia mal executada.

Tude bem, o tipo de pergunta "Você realmente deseja fazer isso e, por falar nisso, você é um administrador?" é apropriada para algumas situações, mas carregar seu programa de backup e mudar hora e data não estão entre elas.

Por outro lado, existem bons motivos para você continuar com o Vista.

Visual mais bacana: Certo, isso parece irrelevante. Mas você fica olhando para essa tela durante boa parte do dia, e isso faz diferença.

Mais segurança: O Vista vem com um firewall melhor, uma versão mais segura do Internet Explorer, o já mencionado CCU e uma melhor criptografia do que a do XP.

++++

Um monte de melhorias pequenas e bacanas na interface: O Flip 3D, que você acessa pressionando as teclas Windows e Tab, é uma forma bem legal de alternar entre janelas abertas.

Se você utilizar um cliente de e-mail baseado em Web, como o Gmail, o recurso Copiar como caminho (pressione o Shift e clique com o botão direito em um arquivo, selecionando depois Copiar como caminho) faz com que anexar arquivos a um e-mail seja muito mais fácil. E a própria busca indexada do Vista se integra com a interface do usuário de uma forma que o Copernic nunca conseguiria fazê-lo.

perguntas_vista02

Melhorias preciosas na interface como o Flip 3D deixaram o Vista
um pouco mais divertido de usar do que seu antecessor.

Soluções para falhas: Você pode melhorar o desempenho fechando a barra lateral e outras “melhorias” da interface do usuário. E você também pode desativar o CCU – pesar de ser muito mais segura trabalhar com ele ligado.

Posso colocar atalhos para pastas no menu Inicar do Vista da mesma forma que no XP?
Infelizmente não. No XP, você só precisa arrastar uma pasta para o local desejado no menu Iniciar e você terá um submenu com o conteúdo dessa pasta. Não é bem assim com o Vista.

perguntas_vista03

Veja toda a lista de opções da caixa de diálogo Personalizar Menu
Iniciar
. Considere as mais diversas opções de pasta; as com subopções
permitem escolher se deseja mostrá-las como um link, um menu ou não
mostrá-las. Localize uma de que não precise e, para essa pasta,
selecione Exibir como um menu.

Existem diversas alternativas para esse problema, mas a melhor veio diretamente do leitor que nos enviou a pergunta.

++++

Essa dica vai colocar sua pasta na parte da direita do menu Iniciar, junto com Documentos e Painel de controle; assim, você pode abri-lo por meio de um submenu pop-up.

1. Clique com o botão direito no botão Iniciar e selecione Propriedades.

2. Na aba Menu Iniciar, clique em Personalizar, próximo à opção ‘Menu Iniciar’.

3. Veja toda a lista de opções da caixa de diálogo Personalizar Menu Iniciar. Considere as mais diversas opções de pasta; as com subopções permitem escolher se deseja mostrá-las como um link, um menu ou não mostrá-las. Localize uma de que não precise e, para essa pasta, selecione Exibir como um menu.

4. Clique OK para fechar as duas caixas de diálogo.

5. Vá em Iniciar, clique com o botão direito na pasta que você selecionou no passo anterior e clique em Propriedades. (Infelizmente, isso não irá funcionar com a pasta Games).

perguntas_vista04

Vá em Iniciar, e clique com o direito na pasta cuja locação você acabou
de mudar. Selecione Renomear e dê outro nome apropriado.

6. Vá na aba Locação e digite o endereço da pasta para a qual você quer fazer esse acesso.

7. Clique em OK. Fica a seu critério mover arquivos de sua pasta antiga para sua nova e fictícia.

8. Vá em Iniciar, e clique com o direito na pasta cuja locação você acabou de mudar. Selecione Renomear e dê outro nome apropriado.

++++

Por que o restauração de Sistema do Vista não restaura de fato o sistema?
Um Sistema de Restauração ruim é um dos problemas mais vexatórios do Vista. Alguns utilitários, como grandes pacotes de segurança que precisam rodar o tempo todo para protegê-lo interferem na capacidade do Restaurador de Sistema de fazer sua tarefa.

A solução mais simples é rodar a Restauração de sistema em modo de segurança. Reinicie o PC e pressione F8 antes que o Windows comece a carregar (talvez você precise de algumas tentativas para acertar o momento certo).

Selecione modo de segurança. Depois que o Windows carregar, teste o Restaurador de sistema. Existe uma solução definitiva?

Desinstalar seu software de segurança pode ajudar. No entanto não há garantias, e evidentemente você terá que substituir o software por alguma outra coisa. Essa desinstalação provavelmente não vale a pena, a não ser que o programa esteja causando uma série de outros problemas.

Outra possível solução é experimentar desativar e reativar a Restauração do sistema. Mas faça isso somente após ter restaurado com sucesso seu sistema ou depois de ter desistido completamente, pois esse procedimento apaga todos os seus pontos de restauração gravados.

Quando você tentar desmarcar o unidade C:, um alerta irá perguntá-lo se você quer desligar a Restauração de Sistema. Clique em Desativar a restauração do sistema. Veja como:

1. Vá em Iniciar, digite sysdm.cpl e aperte Enter.

2. Será aberta a caixa Propriedades do Sistema; vá na aba Proteção do sistema.

3. Você verá a lista com os discos disponíveis. Desmarque todos que estiverem selecionados.

4. Quando você tentar desmarcar o unidade C:, um alerta irá perguntá-lo se você quer desligar a Restauração de Sistema. Clique em Desativar a restauração do sistema.

5. De volta em Propriedades de sistema, clique em Aplicar. Espere até que o Windows processe o comando.

6. Marque de volta a opção C: e clique em Aplicar outra vez.

7. Clique Criar para fazer um novo ponto de restauração.

perguntas_vista05

Quando você tentar desmarcar o unidade C:, um alerta irá perguntá-lo se você quer
desligar a Restauração de Sistema. Clique em Desativar a restauração do sistema.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail