Home > Dicas

Restaure suas fotos antigas com o iPhoto

Com alguns procedimentos no software para gerenciar imagens da Apple, suas fotos velhas vão ficar com cara nova

Macworld/EUA

30/10/2009 às 17h34

Foto:

Não tem como evitar. Com o passar dos anos, as fotografias impressas vão ficando deterioradas. Felizmente, a tecnologia nos oferece técnicas para lidar com cores desbotadas, arranhões e outras imperfeições.

Alguns programas que acompanham scanners oferecem esse trabalho, mas nem todos são muito precisos. O iPhoto possui funções simples e fáceis de usar para deixar as fotografias digitalizadas com uma aparência melhor.

Tente aprimorar
Comece escolhendo uma imagem que deseja restaurar e clique no botão Editar (na parte inferior da tela no iPhoto). Tente usar a varinha mágica para fazer uma auto-correção. Se você abrir o painel de Ajustes, terá novas opções para fazer alterações. Aperte o botão Recomeçar caso você não goste do resultado final.

botoes.jpg

Removendo pequenas imperfeições
Outra ferramenta útil para trabalhar com fotos antigas é o pincel de Retoques. Selecione-o e defina o diâmetro de sua ponta (com as teclas “[“ e “]”) e clique sobre a área afetada para remover manchas ou marcas de poeira. Para resultados melhores, deixe o diâmetro sempre maior que a área que será corrigida.

Retoques com o painel Ajustar
Para ajustar o tom das cores da foto, abra o painel Ajuste. Altere a posição dos controladores de Exposição, Contraste e Saturação até obter um bom resultado. Clique no conta-gotas e, em seguida, clique sobre alguma área branca ou acinzentada da foto, para corrigir áreas sem cores.

painel.jpg

Painel de ajustes traz boas opções para melhorar as cores na imagem

Para "aquecer" fotos com cores frias, deslize o marcador de Temperatura para a cor amarela, e vice-versa. Finalmente, você pode querer adicionar um pouco de definição (contrastes de tons médios e nitidez). Geralmente, uma definição de nitidez na escala 20-40 é bastante útil. É preciso tomar cuidado para não deixar a foto com uma aparência "pesada".

Volte e compare
Agora é a hora de avaliar a foto e ver se realmente ela está melhor que a anterior. Pressione a tecla Shift para fazer a comparação. Se o resultado for bom, clique em Aplicar. Se você não gostou de nenhum dos ajustes, pressione a tecla Esc para sair sem salvar e, se preferir, fazer novas tentativas.

beforeafteriphoto2_original.jpg

Comparação de foto sem ajustes (à esquerda), com outra ajustada (à direita)

Sem exagero
Fotos muito antigas devem ter suas cores preservadas. Pode parecer estranho tornar a aparência de uma foto notavelmente antiga em algo perfeito com os padrões modernos. O lado bom é que, se o resultado não foi o esperado, pode-se voltar para a versão anterior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail