Home > Notícias

Resultado de testes de laptops educacionais sai em 15 dias

Governo espera distribuir notebooks para escolas em 2010, mas não promete que chegarão para início do ano letivo.

Fabiana Monte e Edileuza Soares, da Computerworld

04/12/2009 às 16h21

Foto:

Os resultados dos testes de homologação dos laptops educacionais do programa "Um computador por Aluno" devem ser divulgados nos próximos 15 dias. A expectativa do coordenador de inclusão digital da presidência da República, Cezar Alvarez, é que os computadores cheguem às escolas em 2010, mas ele prefere não fazer promessas quanto à chegada dos equipamentos para o início do ano letivo.

A notícia de que o resultado dos testes sairá em 15 dias vem a público quase um ano após a realização do leilão, que ocorreu em 17/12/2008. O processo licitatório foi vencido pela Comsat, fornecedora dos laptops da indiana Encore, que ofereceu cada notebook por 550 reais. Após três meses paralisado, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) para investigar supostas irregularidades, o leilão foi retomado em março. No mesmo mês, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (InMetro) deu início a testes dos equipamentos e o resultado, negativo, foi divulgado em setembro.

Com isso, a segunda colocada do leilão, Digibras, passou à primeira colocação, com uma oferta final de 82.485.000,00 de reais, o equivalente a um custo de 550 reais por laptop. Este valor foi apresentado em 02/10/2009. Os testes de aderência desses equipamentos ficaram marcados para 13/10/09. O resultado dessa avaliação deve sair em 15 dias. O leilão prevê a compra de 150 mil laptops educacionais.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail