Home > Notícias

Review: Final Fantasy IV (Nintendo DS)

Com gráficos renovados, som remixado e paisagens incríveis, versão do game de 17 anos atrás chega com novo fôlego ao DS.

Will Herring, GamePro/EUA

05/08/2008 às 16h03

Foto:

Lançado inicialmente em 1991, Final Fantasy IV foi a entrada revolucionária na franquia da Square Enix. O game introduziu o sistema de batalhas Active Time, histórias mais complexas e uma das melhores trilhas sonoras até então. Nem parece que 17 anos se passaram desde sua chegada ao mundo, e estou feliz de dizer que a versão para Nintendo DS deste RPG clássico ainda vale a pena jogar do começo ao fim.

Uma das mudanças mais notáveis do FFIV original em 16 bits são os novos gráficos 3D presentes na versão para DS. Das detalhadas paisagens ao incrível Overworld, os ambientes renderizados são lindos e mostram de verdade o que o DS é capaz de fazer.

Cada personagem parece fantástico com modelos 3D detalhados fiéis à arte original de Yoshitaka Amano. As cenas se encaixam com perfeição entre a exploração e abatalha, com vozes fantásticas surgindo ocasionalmente para agraciar o game. As faixas da trilha sonora foram remixadas, e dão o tom perfeito para a aventura épica de Cecil.

Embora seja uma versão exclusiva do game para o DS, não existe ação controlada pela stylus. Mas não posso reclamar dessa decisão de design, já que é melhor jogar algo que eu sei que é bem feito do que correr o risco de arruinar o game com controles da stylus. Felizmente, a tela sensível ao toque do DS ajuda o jogador a ter vantagem, mostrando mapas detalhados do que te cerca enquanto explorar as cidades do game, assim como mostra estatísticas profundas dos personagens e menus durante as batalhas.

Finalmente, FFIV mantém a mesma experiência épica de 17 anos atrás, e as melhorias do DS são um atrativo muito bem-vindo para os fãs da série e até mesmo os novatos na franquia. Com uma boa história, personagens ambiciosos e jogabilidade desafiadora – porém recompensadora -, não posso deixar de recomendar o Final Fantasy IV como uma compra obrigatória. Mesmo se você não é um grande fã da série, ele é um fantástico game que vale a pena.

Prós: História fantástica, jogabilidade clássica do Final Fantasy, grande interpretação de vozes.

Contras: Chefes com poderes exagerados. Falta de controles com a stylus.

gamesshutter_625.jpg

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail