Imagem de fundo do header
“Facebook Home” é o sonho de todo fã da rede social
Home  >  Review
REVIEW

“Facebook Home” é o sonho de todo fã da rede social

App substitui a tela inicial de seu smartphone Android, colocando seus amigos e atividade na rede em primeiro plano.

Caitlin McGarry, TechHive

FBHome_Abre-435px.jpg
Foto:

Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, quer que a rede social seja uma extensão de sua vida, algo que você usa praticamente sem pensar. E o Facebook Home, um novo “launcher” para smartphones Android que transforma a tela inicial de seu aparelho em um gigantesco Feed de Notícias do Facebook, coloca seus amigos em primeiro plano. Suas vidas serão a primeira coisa que você verá quando olhar para a tela de seu aparelho.

“A tela inicial (Home Screen, em inglês) é na verdade a alma de seu smartphone”, disse Zuckerberg no evento de lançamento. “Você olha pra ela cerca de 100 vezes por dia. Ela define toda a sua experiência com o aparelho”.

O Facebook Home estará disponível gratuitamente a partir desta sexta-feira, 12 de Abril na loja de aplicativos Google Play. Usamos o software no único aparelho projetado especificamente para ele, o novo HTC First, que oferece uma experiência um pouco diferente do uso do Facebook Home em outros aparelhos Android: há alguns recursos extras que são exclusivos deste aparelho. Ainda assim, a experiência geral será a mesma, não importa seu smartphone.

Lembramos que, no momento, apenas dois modelos de smartphones vendidos no Brasil, o Galaxy S III e o Galaxy Note II da Samsung, são compatíveis com o aplicativo. O Facebook promete que, com o tempo, seu software estará disponível em mais aparelhos.

Bem-vindo ao seu novo lar

Assim que seu smartphone liga, o Facebook Home pede para que você faça o login. Basta digitar seu endereço de e-mail e senha para entrar no mundinho que o Facebook (com uma ajudinha sua e de seus amigos) criou para você.

fbhome_post-360px.jpg
Além de seus amigos, o Facebook Home também mostra
atualizações e fotos de páginas que você curtiu

Assim que fiz o login, as atualizações mais recentes de meus amigos começaram a passar pela tela: uma foto de férias no México, um álbum de casamento, uma notícia compartilhada. Esse carrossel contínuo da vida de seus amigos é chamado de Cover Feed. Ele é essencialmente uma “proteção de tela” com atualizações de status e fotos que permite que você interaja com o Facebook sem fazer esforço algum.

Tocar em uma foto de um amigo mostra a atualização completa e pára o carrossel. Você pode comentar ou “curtir” um item diretamente a partir do Cover Feed, sem precisar abrir o app do Facebook. Visualmente o Cover Feed é magnífico, mesmo que as fotos que seus amigos postam no Instagram não sejam. Mas se a maioria deles for composta por fotógrafos profissionais, o Cover Feed será provavelmente algo brilhante.

Até o momento os posts promovidos que vejo no Feed de Notícias quando uso o Facebook no Desktop estão ausentes do Cover Feed, mas Zuckerberg indicou que anúncios e posts patrocinados serão inclusos em futuras versões do Facebook Home.

Se você estiver usando o HTC First, notificações de outros apps também serão inclusas no Cover Feed, o que é bastante conveniente, já que elimina a necessidade de puxar o painel de notificações no topo da tela. Mas se você estiver usando um dos outros smartphones suportados, só suas notificações do Facebook irão aparecer no Cover Feed. 

Mensagens mais fáceis

O Facebook Home é projetado para interromper o mínimo possível sua experiência com a rede social. Quando um amigo lhe envia uma mensagem via Facebook ou um SMS, uma bolha com sua foto de perfil irá surgir no canto superior direito da tela com a mensagem. Dê um toque nessa bolha, chamada “Chat Head”, para ler e responder a mensagem, ou empurre-a para a parte de baixo da tela para descartá-la.

fbhome_chathead-360px.jpg
É possível ter múltiplas conversas, cada uma com
uma Chat Head, abertas ao mesmo tempo

Sou um grande fã deste recurso. Ser capaz de responder a uma mensagem do Facebook ou SMS sem sair da página ou app que estou usando economiza temop, e é algo que realmente aprecio. Durante o dia eu regularmente envio mensagens de texto para familiares e amigos distantes, e alternar entre iMessages, SMS e mensagens no Facebook, sem falar nos apps e navegadores que estão abertos, não é uma experiência muito integrada. E como você tem de tocar em uma foto para responder a uma mensagem, isso acaba com o problema de enviar uma mensagem para sua mãe por engano, em vez de para um amigo.

Gosto de como as Chat Heads ficam nos cantos da tela até que sejam descartadas, mas gostaria que elas não se acumulassem umas sobre as outras. É necessário tocar na Chat Head no topo da pilha para ver todas as outras mensagens, e eu preferiria ter algumas “cabeças” espalhadas pela minha tela do que a solução atual. Outro problema é que não é possivel compor novas mensagens como esse recurso: para isso é necessário usar o Facebook Messenger.

fbhome_more-360px.jpg
Clique sobre sua própria Chat Head no rodapé da tela para acessar mais opções

Clicar em sua própria Chat Head na parte de baixo da tela lhe dá opções para acessar o último app usado, abrir o Facebook Messenger ou  gaveta com os aplicativos. O app do Facebook e o Facebook Messenger vem pré-instalados no HTC First, mas se você está usando o Home em um outro aparelho Android terá de instalar ambos os apps para tirar vantagens dos recursos de mensagens.

Conclusão

O Facebook Home quer evitar ao máximo que você fique pulando de um app para o outro, mas não é totalmente integrado. Por exemplo, quando os amigos postam artigos, seria legal se fosse possível vê-los sem ter que abrir o Google Chrome. Mas com atualizações constantes, o Home provavelmente irá se tornar algo mais atraente e intuitivo.

Gosto do Facebook - uso o serviço regularmente e gosto de ver as fotos e ler os artigos compartilhados pelos meus amigos. Mas também uso o meu smartphone para navegar na internet, ler tweets e enviar e-mails a trabalho. O Facebook Home ainda me permite que eu faça estas coisas, mas tenho que passar pela rede social para acessar estas outras partes da minha vida. Gosto de ter um app do Facebook, mas não necessariamente da idéia de um celular dedicado ao Facebook.

Afinal, você deve ou não instalar o Facebook Home? A questão se reduz a quanta interação você quer ter com o Facebook, já que o Home é nada mais que a rede social, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Claro que você pode fazer outras coisas, mas o Facebook estará sempre em primeiro plano. Não preciso, nem quero, ter tanto Facebook assim em meu smartphone.

Mas as pessoas que adoram estar constantemente conectadas irão adorar o Facebook Home. O software faz exatamente o que promete: coloca as pessoas em evidência, e não os apps, trazendo mais “intimidade” e interação. Fãs do Facebook irão adorá-lo. E mesmo que você não seja o maior dos fãs deles, vale dar uma olhada.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site