Imagem de fundo do header
3G da Oi apresenta mais regularidade entre regiões testadas
Home  >  Review
REVIEW

3G da Oi apresenta mais regularidade entre regiões testadas

Discrepância entre resultados obtidos nas regiões leste, oeste e central é menor do que de outras operadoras.

Redação da PC WORLD

OI_3G_150.jpg
Foto:

PC WORLD testou o serviço 3G, com velocidade de 1Mbps, oferecido pela Oi. Para verificar a qualidade do sinal, submetemos a conexão a testes simples de upload e download, além do serviço de benchmarking do site Numion. Os testes foram realizados em três regiões da cidade de São Paulo: zonas oeste e zona leste, além da região central da capital paulista.

Vale ressaltar que o desempenho registrado nos testes vale para o momento no qual eles foram realizados e estão sujeitos a diversos fatores que não estão sob nosso controle. Entre eles, a proximidade de uma estação radiobase (ERB), número de usuários conectados simultaneamente e o volume de dados sendo trafegados. Entretanto, representam o uso comum que qualquer usuário pode fazer do serviço.

oi_3g_300.jpg

Em nossos testes, a conexão 3G da Oi conseguiu manter certa estabilidade de desempenho nas três localidades da cidade. Isto é, houve menos discrepância entre as medições de velocidade e tempo decorrido para executar as tarefas se comparadas com as das outras operadoras.

É importante observar que o serviço de banda larga móvel da Oi está disponível comercialmente há apenas pouco mais de uma semana. Assim, a quantidade de usuários que utilizam o serviço simultaneamente tende a ser bem menor do que a das outras empresas - o que certamente beneficou a operadora nos resultados dos testes.

Leia também:
> Mal na zona oeste, 3G da Vivo foi bem no Tatuapé e no centro de SP
> Claro 3G mostra mais rapidez na ZL do que no oeste e centro de SP
> 3G da TIM se destaca na centro de SP, mas vai mal na zona oeste

O Velox 3G obteve excelentes taxas de download ao baixar o arquivo padrão dos testes nas zonas leste e oeste: 120 e 114 KBps, respectivamente. No entanto, não conseguiu manter o desempenho na região central, com a velocidade de 46 KBps.

No benchmarking, a Oi surpreendeu nos números de upload obtidos. Enquanto nenhuma outra operadora conseguiu superar 7 KBps neste quesito, a conexão da empresa recém-chegada a São Paulo atingiu 15 KBps no oeste e centro, e bateu os 30 KBps na zona leste. Veja tabela com todos os resultados do teste com o serviço da Oi:

Modems3G_Tabela_Oi

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site