Imagem de fundo do header
3G da TIM se destaca no centro de SP, mas vai mal na zona oeste
Home  >  Review
REVIEW

3G da TIM se destaca no centro de SP, mas vai mal na zona oeste

Download alcançou taxa de 110 KBps na região central, mas levou média de 38 segundos para carregar página da web na zona oeste.

Redação da PC WORLD

Modem3G_TIM_150.jpg
Foto:

PC WORLD testou o serviço 3G, com velocidade de 7,2Mbps, oferecido pela TIM. Para verificar a qualidade do sinal, submetemos a conexão a testes simples de upload e download, além do serviço de benchmarking do site Numion. Os testes foram realizados em três regiões da cidade de São Paulo: zonas oeste e zona leste, além da região central da capital paulista.

Vale ressaltar que o desempenho registrado nos testes vale para o momento no qual eles foram realizados e estão sujeitos a diversos fatores que não estão sob nosso controle. Entre eles, a proximidade de uma estação radiobase (ERB), número de usuários conectados simultaneamente e o volume de dados sendo trafegados. Entretanto, representam o uso comum que qualquer usuário pode fazer do serviço.

modem3g_tim_350.jpg

O download de um arquivo de 1,3 MB no centro da capital paulista foi o principal destaque. O serviço 3G da TIM deu conta dele em apenas 11 segundos, a uma taxa de transferência de 110 KB por segundo.

Leia também: 
> Mal na zona oeste, 3G da Vivo foi bem no Tatuapé e no centro de SP
> 3G da Oi apresenta mais regularidade entre regiões testadas
> Claro 3G mostra mais rapidez na ZL do que no oeste e centro de SP

Já na zona oeste da cidade, tanto o download quanto o upload do mesmo arquivo não se saíram bem. Baixar o conteúdo levou 3 minutos e 11 segundos, enquanto o processo inverso consumiu quase 2 minutos.

A navegação em páginas da web, tarefa comumente realizada por quem usa a internet  móvel ou não também chamou a atenção pela demora. A média de tempo necessário para carregar cada site da amostra foi de 38 segundos.

Contudo, os problemas maiores se deram na zona leste. No bairro do Tatuapé, onde o teste foi realizado, o sinal 3G da TIM não possibilitou nem a carga do site de testes Numion, o que impediu a obteção dos números de benchmarking nessa região.

Confira abaixo a tabela com os resultados completos do teste com o modem da TIM:

modems3g_tabela_tim.jpg

pcw_logo_twitter_73.jpg
> Siga PC WORLD no Twitter em http://twitter.com/pcworldbrasil

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site