Imagem de fundo do header
3G Watchdog: fique de olho em seu plano de dados
Home  >  Review
REVIEW

3G Watchdog: fique de olho em seu plano de dados

Utilitário gratuito para smartphones Android ajuda a ficar de olho na franquia de dados de seu plano de telefonia e evitar surpresas no fim do mês

Rafael Rigues

Foto:

Com suas conexões 3G, bom navegador web e milhares de programinhas para monitorar suas redes sociais, smartphones Android são ótimos para quem precisa estar sempre conectado.

Mas isto tudo tem um preço, o tráfego de dados. Só para dar um exemplo: em um aparelho com a interface MOTOBLUR, da Motorola, configurada com duas contas movimentadas em redes sociais, é fácil transferir 10 ou 15 MB por dia sem nem perceber, e isso sem contar navegação web, mapas, download de aplicativos...

Se você tem um plano de dados com limite de tráfego, isso pode se transformar em um belo susto no fim do mês. Infelizmente, o Android não tem nenhum utilitário para monitorar o tráfego e alertar sobre excessos. Mas para quem tem à disposição uma "loja" com 50 mil aplicativos, isso não é problema.

Encontramos no Android Market o 3G Watchdog, um programinha bem simples que monitora sua conexão e indica quanto da franquia de dados você já utilizou e quanto ainda resta. Não tem segredo: Na tela de configurações do programa informe sua quota, o período (1 mês) e a partir de quando o programa deve começar a contar. Pronto.

Um ícone na barra de menus mostra que o programa está ativo e o status da sua quota: verde e você está abaixo do limite. Vermelho, e você passou da conta. Puxe a barra de menus para ver informações mais detalhadas, e clique no painel com elas para ver os totais de transferência para o dia, semana e mês.

3G Watchdog - 320px

3G Watchdog detalha o uso da conexão 3G

O 3G Watchdog tambem é capaz de estimar qual será seu consumo mensal de dados baseado no ritmo atual, e alertá-lo quando o limite se aproxima. Também há uma opção para desabilitar a conexão 3G antes que ele seja ultrapassado, o que requer a instalação de um programa extra chamado APNDroid.

Simples e eficaz, o 3G Watchdog é um utilitário que todo usuário de smartphone Android deveria ter. O programa é gratuito, e pode ser encontrado no Android Market.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site