Imagem de fundo do header
5 recursos que vão fazer você migrar para o Firefox 3
Home  >  Review
REVIEW

5 recursos que vão fazer você migrar para o Firefox 3

Do melhor desempenho a uma nova e incrível barra de navegação, há muitos motivos para gostar do navegador da Mozilla.

Edward N. Albro, da PC World/EUA

firefox3_150.jpg
Foto:

firefox3_150

A Fundação Mozilla esá prestes a lançar o Firefox 3, nova versão do seu navegador de internet de código aberto.

Conheça 5 recursos incríveis do novo browser. O teste foi realizado com o Firefox 3 Release Candidate 1.

Mais sobre o Firefox:
> Faça o download do Firefox 3 RC1
> Veja como será o Firefox 3
> Saiba mais sobre o Firefox 3

1. A performance melhorou

A nova versão do Firefox usa muito menos recursos do sistema.

Se você usava a versão anterior do sitema, provavelmente já teve essa experiência: o PC fica lento e qualquer aplicação demora para abrir ou rodar.

Você abre o Gerenciador de Tarefas e descobre que o Firefox está consumindo 95% dos ciclos da sua CPU. Você fecha o browser e começa de novo.

Com o Firefox 3, isso vai ser raro. Os desenvolvedores da Mozilla emprestaram algumas idéias do sistema operacional Free BSD para as versões Windows e Linux do browser. (Eles dizem que o gerenciamento de memória também funciona bem no Mac).

O efeito é claro. O Firefox não precisa de muitos recursos do sistema. E os desenvolvedores trabalharam para assegurar que os add-ons, que notoriamente são considerados ladrões de memória, não cause tanto problemas.
++++
firefox3_1502. A barra incrível

O nome oficial é Location Bar, o campo onde você digita as URLs dos sites que quer visitar. Mas quem testou a chama de "Awesone Bar", algo como a "incrível barra". E ela de fato é exatamente isso.

Acrescente um texto nela e aparece uma lista de páginas de seu histórico de navegação que inclui aquele texto, não apenas a URL, mas o título da página ou o tag dela.

A lista inclui também mensagens do Gmail que contenham aquela palavra no campo de assunto. Se você já visitou uma página web, há uma grande chance de que isso seja útil para você.

3. Você não vai ignorar os alertas

Muitos browsers já têm avisos de phishing scams (incluindo o Firefox), mas eles não são muito úteis. Geralmente, os avisos envolvem mudar de cor alguma parte da barra de endereços ou algum ícone aparece próximo da URL.

O problema: é muito fácil você não perceber o aviso. No Firefox 3, não há risco de você não notar. Quando você entra em um endereço suspeito, o browser mostra uma página inteira com o alerta.

Com apenas um clique você pode ver uma explicação detalhada de porque o site foi bloqueado. Você pode clicar em "Tire-me fora daqui", para ir para a página inicial do Firefox.

Se você realmente quer viver perigosamente, há um pequeno link que permitir você ignorar o aviso e ir para o site suspeito.
++++
firefox3_1504. Melhores bookmarks

Se você gosta de uma página, você clica na estrela da barra de navegação e o acrescenta como favoritio. Um box permite que você o nomeie, escolha uma pasta e use uma tag para categorizá-lo.

Os bookmarks (e seu histórico de navegação) estão agora em um banco de dados, o que significa que você não precisa gastar muito tempo para organizá-los em pastas.

Você poderá realizar buscas detalhas em seus bookmarks, e depois salvar essa busca em uma pasta especial. Todo novo bookmark que seguir este critério vai automaticamente para a pasta.

5. Zoom da página completa

Ampliar uma página no Firefox 2 causava uma série de problemas. Na versão 3, ele amplia a página inteira de forma proporcional.

Se os seus olhos não são mais o que costumavam ser, é agradável aumentar o tamanho do texto, como fazia o Firefox 2. Mas ele apenas alterava o tamanho do texto, os outros elementos permaneciam do mesmo tamanho.

Isso fazia as páginas parecerem como o "Incrível Hulk", com palavras estourando os espaços em que deveriam estar. O Firefox 3 amplia todos os elementos da página de forma equânime, o que torna a leitura muito mais fácil.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site