Imagem de fundo do header
5800 XpressMusic da Nokia deve estar por aqui no início de 2009
Home  >  Review
REVIEW

5800 XpressMusic da Nokia deve estar por aqui no início de 2009

Celular da Nokia é um modelo intermediário que chega com o intuito de popularizar a tecnologia touch screen.

Henrique Martin, editor-assistente da MacWorld Brasil

nokia_xpressmusic_150.jpg
Foto:

A Nokia criou frisson esta semana com o anúncio do N97, celular desenvolvido com características suficientes para brigar de frente com o iPhone da Apple.

Enquanto ele não chega ao mercado – ao que parece vai demorar muito – agora no início do ano começa a ser vendido oficialmente no Brasil outro modelo touch screen da fabricante, o 5800 XpressMusic. Não se trata de um celular topo de linha, de acordo com a própria Nokia. É um modelo intermediário que pretende popularizar as telas touchscreen.

Mas, mesmo sendo intermediário, traz alguns recursos melhores que os do iPhone: sua tela widescreen é um pouco menor que a da Apple (3,2 polegadas contra 3,5”), mas tem resolução maior (640 por 360 contra 480 por 320 pixels).

E o celular da Nokia tem câmera digital com melhor resolução (3,2 megapixels com flash) e que faz vídeos em qualidade VGA (640 por 480, a mesma de modelos topo de linha, como o N95), além de incluir uma câmera frontal (recurso que não existe no iPhone) para videochamada pela rede 3G.

O iPhone vem com 8 GB ou 16 GB de armazenamento interno e não removível. Já o 5800 tem pouca memória interna, mas slot de expansão (padrão microSD) e vem com um cartão de 8 GB, com opcional de 16 GB (ou mais).

Outro ponto ainda a ser testado é a bateria do 5800. A Nokia promete quase 9 horas de conversação na rede 3G, contra apenas 5 (ou menos) do iPhone 3G. O 5800 também conta com um acelerômetro integrado que muda a direção da tela do mesmo modo que o iPhone.

nokia_xpressmusic_300.jpg

5800 XpressMusic: popularização da tecnologia touch screen

O 5800 conta com um software ainda inexistente no iPhone, que é o de direções de mapas, presente no Nokia Maps. E o Google Maps do iPhone fornece direções, mas não “fala” a direção.

À primeira vista a interface sensível ao toque da Nokia ainda parece que precisa de refinamentos, em uma área onde o iPhone brilha. A Nokia incluiu resposta tátil (como a do LG Viewty) no 5800, que pode ser manipulado com os dedos e, fato estranho, com uma caneta stylus ou com uma palheta, como a de uma guitarra, que fica “pendurada” no telefone.

A Nokia pretende oferecer o 5800 com acesso ilimitado e gratuito à Nokia Music Store (prevista para chegar ao Brasil em 2009) por conta do serviço Comes With Music na Europa. Chega ao Brasil no primeiro semestre de 2009.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site