Imagem de fundo do header
Acessório “transforma” iPod Touch em iPhone e permite fazer ligações
Home  >  Review
REVIEW

Acessório “transforma” iPod Touch em iPhone e permite fazer ligações

O Peel 520, fabricado pela Yosion, é um "case conversor" que adiciona funcionalidades de telefone ao equipamento; produto "morreu" depois de uma semana de teste

William Marchiori, para a Macworld Brasil

peel_150.jpg
Foto:

Na busca por um “iPhone mais barato”, algumas empresas criaram acessórios que permitem fazer ligações e enviar ou receber mensagens de texto com o iPod Touch. É o caso da chinesa Yosion, responsável pelo Peel 520. Para saber se a engenhoca funciona, Macworld Brasil decidiu testar o produto.

O site Dealextreme.com nos enviou uma amostra do acessório, que levou aproximadamente um mês para chegar. O modelo que testamos não é compatível com o iPod Touch de quarta geração, apenas com os de segunda ou terceira. Em nossos testes, a conexão 3G não funcionou, mas o acessório oferece opções para conectividade GPRS.

Jailbreak: um pré-requesito
Como você já sabe, o iPod Touch
não tem aplicativo de telefone ou mensagem – e a Apple obviamente não
permitiria que a Yosion disponibilizasse isso na App Store. Dessa forma,
a única opção que restou foi o jailbreak: a empresa disponibiliza
aplicativos de telefone e mensagens (bem parecidos com os originais do
iPhone) por meio da loja alternativa Cydia.

Design
O produto é praticamente um case com uma bateria
externa e uma entrada para chip de operadora na parte traseira, que
acompanham um pequeno botão para ligar ou desligar. Os botões de força,
volume e o conector do fone de ouvido ficam nas mesmas posições do iPod
Touch – a única mudança nesse sentido é o conector dock, que passa a ser
na lateral.

peel-case.jpg
Peel 520: um "case" que transforma o iPod Touch em iPhone

A parte interna pode parecer frágil, mas depois de encaixar o iPod Touch e fechar o case, a combinação aparenta ser bem resistente – o material externo é emborrachado e confortável de segurar.

peel-montado.jpg
iPod Touch + Peel 520: ligações e mensagens SMS

 

O Peel 520 pesa cerca de 60g, ou 160g com iPod Touch. O problema com o design é o tamanho, mas sejamos francos: você está colocando, externamente, uma segunda bateria e um hardware de telefonia no iPod Touch. Ele fica apenas um pouco maior que um iPhone 4 com um bumper, mas não chega a ser tão desconfortável para carregar no bolso.

peel-i4.jpg
Lado a lado com um iPhone 4

 

Funcionamento
Depois de instalar o software oferecido pela Yosion, a Tela de Início do iPod touch ganha dois novos ícones: o “Messages”e o “Phone”. Com o chip e a bateria no Peel 520, inserimos o iPod Touch no case e novos indicadores surgem na barra de status: a segunda bateria e o sinal de operadora.

Esses indicadores são um pouco instáveis: em algumas telas, eles simplesmente desaparecem. O aplicativo “Phone” oferece um teclado numérico idêntico ao do iPhone e abas para contatos, histórico e opções como o toque para chamadas. O “Messages” também é bem parecido com o do iPhone – a tela inicial lista as conversas e, ao tocar em uma delas, o aplicativo lista todas as mensagens enviadas ou recebidas com um determinado número.

peel520-1.jpg
Aplicativo de telefone é bem parecido com o do iPhone

Na prática, tudo funciona como se fosse um iPhone – em qualquer tela do sistema, ao receber uma chamada, o sistema mostra uma caixa de dialógo com opções para atender ou recusar. Há também alertas similares para mensagens de texto.

 A qualidade do som emitido pelo speaker do Peel 520 é um pouco inferior em relação ao do iPhone, mas não chega a prejudicar a chamada. Por fim, a bateria do acessório trabalha em conjunto com a do iPod Touch, oferecendo aproximadamente dois dias de uso moderado dos recursos.

peel-520-3_2.png
App alternativo de mensagens: não há o que reclamar

Vida útil de uma semana e outros problemas
Gostamos bastante da ideia do Peel 520: essa pequena gambiarra poderia ser muito útil... Se durasse mais de uma semana. Por todo esse período de teste, o iPhone 4 foi substituído pelo iPod Touch de terceira geração com o Peel 520 sem problema, desconsiderando a ausência de conexão 3G, que não é suportada pelo aparelho. Depois desse período, desconectamos tudo e guardamos o produto. Dois dias depois, ele simplesmente morreu e não ligou mais.

Não encontramos nenhuma bateria para substituir à que acompanha o produto, mas, com um multímetro e uma bateria de smartphone similar, conseguimos ligá-lo novamente e constatamos que o problema foi com a bateria: ela morreu ou o módulo do Peel 520 responsável pela recarga da bateria deixou de funcionar. De qualquer forma, o produto levou um mês para chegar e durou apenas uma semana.

Outro problema que incomoda é a saída de som do Peel 520 – ao plugar um fone de ouvido nele, não é possível controlar o volume da música e a qualidade do som fica bem inferior à do iPod Touch. Isso é um grande incômodo, já que a especialidade do gadget é reprodução de conteúdo multimídia.

Conclusão
Ele funcionou muito bem enquanto durou e, por um momento, achamos que ele seria uma opção para quem procura um “iPhone de baixo custo”. Mas a durabilidade ficou comprometida. Talvez a nova versão para iPod Touch de quarta geração funcione melhor.

O Yosion Peel 520 custa cerca de 60 dólares no Dealextreme.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site