Imagem de fundo do header
Adamo Onyx não é só um portátil bonitinho; ele tem poder de fogo
Home  >  Review
REVIEW

Adamo Onyx não é só um portátil bonitinho; ele tem poder de fogo

Tem chip de dois núcleos, memória veloz e disco SSD. Mas é pesado para a espessura, bateria é interna e não tem drive óptico.

René Ribeiro, da PC WORLD

dell-adamo_ilustra150.jpg
Foto:

Eis os principais diferenciais da linha de notebooks Adamo: seu design é diferente de qualquer outra que a Dell já produziu, e tem uma configuração boa o suficiente para dar conta de aplicações pesadas. A Adamo está disponível em duas versões, Pearl e Onyx. PC World avaliou a segunda, Onyx, que tem o preço mais baixo, "apenas" 7.999 reais. Pearl, a mais cara, sai por 10.299 reais e se diferencia pela quantidade de memória (4 gigabytes) e processador (Intel Core 2 Duo Su9300, de 1,4 GHz).

O Onyx vem equipado com um chip Intel Core 2 Duo SU9300, de 1,2 GHz, memória de 2 GB padrão DDR3 1066, de 2 GB, disco SSD (estado sólido) de 128 GB, chipset Intel GS45, chip gráfico Intel GMA 4500 MHD, circuito para rede sem fio WiFi Link 5300 padrão 802.11 b/g/n, rede Ethernet padrão Gigabit e Bluetooth. Se o processador não tem um ciclo dos mais velozes, ele é econômico no consumo de energia, importante quando se pensa em computação portátil. E a Dell entrega o Onix com o Windows Vista Home Premium, de 64 bits.

Os dois núcleos do processador contribuem para a boa relação entre desempenho e consumo de energia. O chip gráfico é bom e capaz de lidar as principais aplicações gráficas e até mesmo arquivos de vídeo em alta resolução (a tela tem proporção de 16:9, 13,4 polegadas de diagonal. com resolução de 1366 por 768 pontos). Só não espere dele fluidez suficiente para rodar os títulos de games mais poderosos.

Para dar mais poder de processamento ao Onyx, a Dell dotou o portátil com memória RAM já no padrão DDR3, que trabalha em alta frequência. Combinada com o disco de estado sólido (SSD, na sigla em inglês), que traz chips de memória no lugar do tradicional disco magnético, o desempenho só melhora. Para se ter uma ideia, a taxa de gravação chega a ser três vezes mas rápida do que em um HD mecânico tradicional e, mais que isso, o tempo de acesso aos dados é cerca de dez vezes mais rápido.

Um equipamento desta natureza não poderia carecer de um componente fundamental: uma unidade óptica. Quem precisar de uma, até para instalar novos aplicativos, deve possuir um drive externo.

                                                        Dell Adamo

Adamo Onyx: Linhas finas e bom processamento, mas sem drive óptico

Fechado, o Onyx mede apenas 1,65 centímetro de espessura (razão pelo qual não existe um drive óptico no portátil). Sua largura é de 33,1 cm e tem 24,2 cm de profundidade. O design é, sem dúvida, o ponto forte da linha Adamo. Seu peso: 1,8 quilograma.

O Onyx tem corpo todo em alumínio escovado na cor preta. A tampa divide o desenho entre o alumínio escovado e um plástico liso, em preto brilhante. A única conexão que fica à mostra é a discreta saída para fone de ouvido no lado direito e ao fundo do notebook.

Todas a demais entredas e saídas estão localizadas atrás do portátil: três saídas USB, uma e-Sata (para disco rígido externo) e uma saída de vídeo padrão Display Port, além do conector para rede cabeada padrão Ethernet Gigabit.

O teclado é muito confortável, com teclas largas e que também são retro-iluminadas de acordo com a luz ambiente. No escuro, o brilho é maior. O mesmo sistema é utilizado para a tela, mas funciona ao contrário: quanto mais escuro o ambiente, menor é o brilho da tela, importante para colaborar no menor gasto energético.

Nos testes, a bateria do Onix levou 3 horas e 22 minutos para descarregar, navegando na internet por meio da rede sem fio e executando documentos do Microsoft Office e um editor de fotos. Mas um detalhe: a bateria não ser substituída pelo usuário. Em caso de problemas, será necessário levar o notebook até uma assistência técnica.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site