Imagem de fundo do header
Air Display transforma iPad em segunda tela, mas é limitado
Home  >  Review
REVIEW

Air Display transforma iPad em segunda tela, mas é limitado

Imagem instável e processos lentos fazem com que aplicativo não seja opção viável de monitor secundário para um computador

Macworld / EUA

revairdisplay150.jpg
Foto:

O Air Display para iPad – um aplicativo que permite que você use o tablet como um virtual monitor extra para o seu Mac – é mágico. Pelo menos por um momento.

Mas então as limitações de tal configuração se tornam muito mais aparentes. É uma ideia fascinante, um excelente truque de gabinete do iPad, e poderia até se provar realmente útil em casos especiais de uso. Mas nos testes o Air Display provou não ser uma solução a longo prazo de monitor secundário.

Em primeiro lugar, segue um resumo de como usar o Air Display. Após instalar o app da Avatron Software, que custa 10 dólares, você ainda não terminou: também é preciso instalar um painel Mac OS X System Preferences (disponível gratuitamente no site da Avatron). Após realizar esse processo (que também instala determinados drivers que o OS precisa para “fingir” que o iPad é um monitor externo), também será preciso reiniciar seu Mac.

Uma vez que o software está instalado, iniciar sua configuração de multi-monitores não é muito complicado. Você roda o aplicativo no iPad, e então usa o novo menu Air Display no seu Mac para selecionar o tablet. Infelizmente, o app não lembra que já se conectou ao iPad no passado, e dessa maneira não realiza uma conexão automática com seu aparelho portátil. Como o app só funciona em redes Wi-Fi locais compartilhadas, e então apenas quando o app Air Sharing está rodando no iPad, ele deve se conectar automaticamente.

Após se conectar, o Air Display definitivamente funciona como prometido: em apenas um momento, seu Mac possui um segundo monitor. Em System Preferences, você pode ajustar o formato do seu novo monitor iPad como se fosse um de verdade. É claro que não é um monitor real, uma vez que está conectado sem nenhum cabo. Em razão do setup sem fios, a qualidade da tela sofre: quando ela está estática, fica bem. No entanto, se você tenta assistir a um vídeo, a qualidade da imagem diminui. É certamente passável, mas irá tirar alguns frames, e o vídeo geralmente vai ficar assim levemente atrás do áudio vindo do próprio Mac.

aird1.jpg

O Air Display é uma opção para se transformar o iPad em um segundo monitor em ocasiões específicas.

Você pode usar o iPad em qualquer orientação. É claro que, se você rodar seu tablet enquanto já estiver usando-o como um monitor, seu Mac vai precisar pensar nisso por um momento enquanto se ajusta a sua resolução – um processo que bloqueia as duas telas. Movimentos frequentes se tornam tediosos rapidamente; o mais aconselhável é descobrir o setup de sua escolha e deixá-lo dessa maneira.

Dependendo da sua configuração wireless, você pode encontrar um problema enfrentado algumas vezes em nosso teste: ao tentar usar o mouse no monitor iPad, acontecia de o cursor sumir totalmente de vista. Mexer o mouse devagar, ou reiniciar o processo do Air Display no Mac podem ajudar a resolver esse problema.

Você também pode tocar na tela do iPad para mover o cursor. Esse é um bom truque para usar enquanto se edita texto, por exemplo. Isso acontece porque o Mac OS X não oferece a esperta “lupa de aumento” (“magnification loupe”) que o iOS utiliza para esse propósito. Também não é possível realizar zoom de dentro do Air Display.

É claro que se você quiser usar o iPad para qualquer outra coisa, vai ter de sair do aplicativo Air Display, o que faz com que seu Mac pense um pouco enquanto se ajusta. Todas as janelas que você deixou na segunda tela agora pulam de volta para sua tela principal. Isso significa que quando estiver pronto para se re-conectar ao iPad, você vai precisar rodar o app, escolher seu tablet em um menu, esperar enquanto seu Mac se ajusta, e então arrastar de novo todos os apps que você preferir ver na tela do iPad.

Não é impossível, mas é muita chateação por uma solução de monitor que não é de longo prazo.

Se você não tem um segundo monitor e precisa de um apenas em ocasiões raras, o Air Display definitivamente pode funcionar bem. Mas é mais interessante manter seu iPad livre para rodar todos os seus outros aplicativos.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site