Imagem de fundo do header
Alpha DSLR-A300 é fácil de usar e tem modo Live View que impressiona
Home  >  Review
REVIEW

Alpha DSLR-A300 é fácil de usar e tem modo Live View que impressiona

Pioneira na oferta da função que permite compor a imagem usando o display LCD, modelo vem com dois processadores de imagem.

Kathleen Cullen, PC World / EUA

Foto:

Assim como as DSLRs concorrentes desenvolvidas para usuários que querem estar um passo a frente das câmeras compactas, a Sony Alpha DSLR-A300K de 10.2 megapixels possui funções Live View – mas ao contrário das concorrentes, o LCD com Live View da Sony é flexível.

Com preços a partir de 2.300 reais (com kit de lentes de 18mm-70mm), esta câmera oferece um visor de 2.7 polegadas que inclina, o que pode ser um atrativo para fotógrafos amadores ou pessoas que querem capturar imagens únicas.

Devido ao live view da câmera utilizar um sensor e um espelho distinto para transmitir o que aparece, o modo live view não apresenta lentidão no sensor principal quando for tirar fotos. Se preferir utilizar o viewfinder tradicional, o da Sony oferece boa adaptação e conforto para os olhos.

SonyAlphaDSLR_01

E graças ao modo Live View, compor uma imagem de um objeto que está no nível do solo foi bem fácil, pois não foi necessário abaixar até o chão e olhar pelo viewfinder. Porém, apesar de ter uma ótima qualidade, foi desapontador perceber que o LCD flexível só se estende verticalmente.

O design permite apenas que se utilize esse modo como uma extensão da lente. A Alpha300K pesa pouco mais que a Nikon D60, com 462 gramas. Apesar de parecer pesada, seu design ergonômico fornece um sólido e balanceado manuseio.

Se você coloca seus dedos no grip da câmera, eles não atrapalharão na visão da lente 18mm-70mm (foco/3.5 a 5.6; distância focal equivalente em 35mm: de 27mm a 105mm), nem do flash embutido. Ajustes utilizados normalmente estão localizados no topo da câmera para rápido acesso. Os controles do menu estão disponíveis na parte de trás e todas as configurações podem ser vistas na tela.

SonyAlphaDSLR_02

As melhores câmeras digitais SLR: 
> Canon EOS 50D é uma sólida opção para usuários avançados
> Canon EOS 40D oferece excelente equilíbrio entre custo e benefício
> Canon EOS Rebel XSi é uma SLR ao alcance dos iniciantes
> Primeira com gravação de vídeo, Nikon D90 também tem ótimas ferramentas

Inclusive achamos essa câmera bastante intuitiva. A A300K oferece um modo burst de 3 quadros por segundo, para cenas de esporte ou de rápida movimentação, mas esse modo cai para 2 quadros por segundo se você estiver usando o Live View.

Ela também faz boas imagens em macro, e possui ajustes específicos para paisagem, retratos e pôr-do-sol, além de oferecer estabilização de imagem. Dentro do menu também é fácil de acessar os modos de cena e as ferramentas de ajuste da imagem (incluindo saturação, modo noturno e branco e preto).

O redutor de ruídos e as configurações de expansão de alcance dinâmico fazem toda a diferença durante fotos de longa exposição em ISO alto (que vai de 100 a 3200). Dito isso, observamos um bom número de ruídos em imagens sem o redutor de ruídos; também notamos algumas distorções nas bordas das imagens com alto contraste, um pouco além do que esperamos em um arquivo de alta qualidade. Mesmo assim, em nossos testes, este modelo teve uma boa nota na qualidade das imagens, incluindo sua excelente exposição com flash.

SonyAlphaDSLR_03

Os ajustes manuais são fáceis de manusear, assim como nos modos principais de abertura e disparo. Destacamos a configuração Exposure Shift, que pode ser válido para fotógrafos iniciantes: primeiro você ajusta o que julga ser a exposição ideal, então, com a função shift, você pode montar exposições equivalentes usando diferentes combinações na velocidade do obturador e na abertura do diafragma.

Os ajustes no balance do branco também são simples e personalizáveis pelo menu; e a câmera também tira fotos usando todas as opções de balanço de branco, o que permite que você veja múltiplas imagens tiradas do mesmo ambiente, mas com cores diferentes, para que você escolha a opção que mais gosta.

O bom manuseio do Live View da Sony Alpha DSLR-A300K, faz desse modelo uma boa opção para quem está fazendo um upgrade das câmeras point-and-shoot. Este modelo oferece funções avançadas e fáceis de usar, além de ser uma boa opção em custo benefício. Mas se você já é um usuário avançado, então considere os modelos superiores da mesma linha Alpha da Sony.

SonyAlphaDSLR_04

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site