Imagem de fundo do header
Análise: LG G Pad 8.3
Home  >  Review
REVIEW

Análise: LG G Pad 8.3

Primeiro tablet Android da LG no mercado nacional traz uma tela acima da média e bom desempenho, com um preço atraente.

Rafael Rigues

GPad_Branco_Abre-435px.jpg
Foto:

Pode ser uma surpresa, mas o LG G Pad 8.3 marca a estréia nacional da LG no competitivo mercado de tablets: a empresa já lançou (poucos) tablets no exterior, mas nunca trouxe um deles para cá. E é uma bela estréia, com um aparelho que alia hardware de qualidade e bom desempenho a um preço bastante atraente.

A tela de 8.3 polegadas que dá nome ao aparelho merece mesmo destaque. Com resolução de 1200 x 1920 pixels (um pouco além de "Full HD") ela usa a mesma tecnologia IPS das TVs e outros smartphones da empresa, como o LG G2, o que garante excelente ângulo de visão da imagem, bem como bom contraste e fidelidade de cor. A resolução e área maiores do que as de uma típica tela de 7” (geralmente 1280 x 720 pixels) significam que é possível colocar mais conteúdo por tela, e lê-lo com mais conforto. Isso é importante para quem pretende usar o tablet para leitura ou navegação na web.

O G Pad está disponível nas cores preta ou branca e o modelo que testamos, branco, na verdade tem a traseira prateada em alumínio. O tablet tem um design que lembra bastante o smartphone LG G2 e é fino e leve: mede 21,7 por 12,6 cm, tem 8,3 mm de espessura e pesa 338 gramas. É confortável segurar o G Pad 8.3 tanto com uma mão quanto com as duas, mas as bordas finas exigem um pouco de atenção para não apoiar o dedão sobre a tela ao segurá­-lo no modo retrato ("em pé"): o sistema operacional interpreta este gesto como um toque, o que pode levar a resultados estranhos quando você tenta interagir com a tela com a outra mão.

gpad_branco_preto_frente-580px.jpg
O G Pad está disponível em duas cores, preta ou branca

gpad_branco_preto_traseira-580px.jpg
Ambos os modelos tem traseira em alumínio, mas no branco ela é prateada

Na traseira do aparelho ficam a camera de 5 MP (sem flash) e um par de alto-falantes, que soam um pouco abafados. No topo ficam um slot para cartões micro SD, para expansão dos 16 GB de memória interna, e um emissor infra-vermelho, que permite usar o tablet como um controle remoto universal graças ao app Quick Remote, pré-instalado. Você pode controlar TVs, players de DVD ou Blu-Ray e aparelhos de som de vários fabricantes, e a configuração é fácil, basta seguir as instruções na tela.

O LG G Pad não é um tablet 3G, mas é compatível com redes Wi-Fi nos principais padrões em uso (802.11 a/b/g/n). Também tem uma interface Bluetooth e GPS integrado.

Software

O sistema operacional do LG G Pad 8.3 é o Android 4.2.2 com algumas modificações visuais (entre elas ícones, fontes e layout de telas e menus) e funcionais feitas pela fabricante, entre elas um sistema de mini aplicativos batizados de QSlide Apps, que “moram” no painel de notificações no topo da tela e podem rodar sobre outros apps numa janela flutuante, numa espécie de multitarefa.

gpad_remoto-400px.jpg
O Quick Remote transforma o tablet em um controle remoto universal

A LG também inclui vários apps próprios no tablet. O Quick Translator promete fazer traduções rápidas entre vários idiomas: você pode fotografar um trecho de texto com a câmera ou falar uma frase, e nesse caso o tablet fala de volta o resultado. Mas a captura de texto não funcionou bem em meus testes do inglês para o português: o app demorou a detectar o texto na imagem, e quando o fez reconheceu "lixo" ininteligível. O reconhecimento de voz foi muito mais confiável.

O QPair é outro app interessante, que permite "parear" o tablet com um smartphone Android (de qualquer fabricante) e ver, no tablet, notificações como e-mails, mensagens e ligações perdidas no smartphone. Para isso basta instalar o app QPair no smartphone, abrir o app em ambos os aparelhos e seguir as instruções. O app é gratuito no Google Play, e funciona em qualquer smartphone com o Android 4.0 ou mais recente.

gpad_qpair_chamada-580px.jpg
O QPair mostra no tablet notificações de chamadas (acima) e mensagens SMS recebidas em seu smartphone

Já o app Caderno permite transformar o tablet em um imenso bloco de notas. O G Pad não vem acompanhado de uma caneta, mas você pode usar qualquer "caneta para tablet" com a ponta condutiva. Infelizmente o app não é capaz de transformar escrita à mão livre em texto, o que limita sua utilidade.

Um recurso simples porém útil é o Knock, também encontrado no smartphone LG G2: com ele você pode ligar ou desligar a tela do tablet dando duas “batidinhas” sobre ela com um dedo, em vez de usar o botão de força. Parece bobeira, mas é algo muito prático no dia-a-dia.

Câmera

Tablets com câmera não são novidade, mas elas raramente são reconhecidas por sua qualidade. Como já disse em outros reviews, são mais uma "câmera de ocasião", para você não perder uma foto naquele momento em que tudo o que tem na mão é um tablet, em vez de uma alternativa às câmeras domésticas. 

Sob este ponto de vista as fotos feitas pela câmera traseira do G Pad são aceitáveis, embora ao observá-las em tamanho real seja fácil notar a falta de nitidez nos detalhes. O G Pad também tem uma câmera frontal de 1.3 MP, que pode ser usada para videochamadas ou auto-retratos.

gpad_sample_dia-580px.jpg
Foto diurna feita com o LG G Pad 8.3. Clique para ampliar

O app da câmera tem nove modos de captura, entre eles HDR, Panorama e um modo que disfarça imperfeições na pele da pessoa fotografada. O modo "captura prévia" é interessante, já que captura cinco imagens de uma só vez: uma com o momento do "clique" e quatro feitas alguns segundos antes. Algo muito útil para quem gosta de fotografar crianças e já teve aquela foto "perfeita" arruinada por uma careta de última hora.

Quem prefere filmar pode gravar cenas em Full HD (1920 x 1080 pixels, 30 quadros por segundo). O modo "Efeito ao Vivo" permite distorcer em tempo real a imagem, aumentando ou reduzindo olhos e boa, aumentando narizes ou esticando o rosto das pessoas na imagem.

Desempenho e autonomia de bateria

O processador do LG G Pad 8.3 é um Qualcomm Snapdragon Quad-Core (APQ8064) rodando a 1.7 GHz, acompanhado por 2 GB de memória RAM. Esse chip já mostrou excelente desempenho em aparelhos como o smartphone Nexus 4 (onde roda a 1.5 GHz), e aqui repete os resultados.

Não tivemos problemas para executar nenhuma tarefa do dia-a-dia no G Pad, de navegação na web a reprodução de vídeo em alta-definição, nem para rodar jogos sofisticados como Asphalt 8 e Modern Combat 4.

No AnTuTu, nosso teste padrão de desempenho em smartphones Android, o G Pad chegou à marca de 22.219 pontos, 62% superior à versão 2012 do Nexus 7 (13.690 pontos), que é nossa referência em tablets Android.

No 3DMark, que mede o desempenho gráfico, foram 9.012 pontos no teste Ice Storm, quase duas vezes e meia o score do Nexus 7 (3.498 pontos). No Ice Storm Extreme, um teste que renderiza as cenas em Full HD e aplica mais efeitos à imagem, a diferença foi ainda maior: 5.529 pontos no G Pad, contra 1.905 no Nexus 7.

A autonomia de bateria também agradou: em nosso teste de reprodução de vídeo, feito com o aparelho em modo avião e o brilho da tela a 50%, conseguimos uma autonomia de cerca de 10 horas com uma carga da bateria. Já no teste de navegação na web, feito com o aparelho conectado a uma rede Wi­Fi e também com o brilho da tela a 50%, conseguimos cerca de 6 horas e 40 minutos.

Veredito

A bela tela, bom desempenho e boa autonomia de bateria, além de extras interessantes como a possibilidade de funcionar como controle remoto universal, colocam o LG G Pad 8.3 entre os melhores tablets Android atualmente disponíveis no mercado nacional, e o preço (R$ 1.099, sugerido pelo fabricante) o torna ainda mais atraente. Mas se você faz questão de 3G, ou procura um “caderno eletrônico” capaz de entender seus garranchos, é melhor procurar em outro lugar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site