Imagem de fundo do header
Análise: Samsung Galaxy S4 Mini 3G
Home  >  Review
REVIEW

Análise: Samsung Galaxy S4 Mini 3G

Aparelho traz vários dos recursos do Galaxy S4 por um preço menor, tem bom desempenho, boa autonomia de bateria e suporte a “dois chips”.

Rafael Rigues

S4Mini_Abre-435px.jpg
Foto:

Virou tradição: todo carro-chefe na linha Galaxy de smartphones da Samsung inevitavelmente ganha uma versão “mini”, que traz alguns dos principais recursos de seu irmão maior com um preço mais acessível. Foi assim com o Galaxy S II Lite, o Galaxy S III Mini e agora o Galaxy S4 Mini. Mas não deixe o “Mini” no nome te enganar, o Galaxy S4 Mini pode não ser tão poderoso quanto o Galaxy S4 mas nem por isso faz feio, e é perfeitamente capaz de se destacar em um mercado cada vez mais concorrido.

3G ou 4G?

O Samsung Galaxy S4 Mini está disponível no Brasil em duas versões: 3G Dual-SIM e 4G Single-SIM. Fora a parte de telefonia, os aparelhos são idênticos em todo o resto, tanto hardware quanto software. Analisamos o modelo 3G Dual-SIM, e praticamente tudo o que falamos sobre ele, inclusive quanto ao desempenho, pode ser aplicado ao modelo 4G. A exceção é a autonomia de bateria: o modems 4G consomem mais energia que os 3G, e os seus resultados podem ser diferentes dos que obtivemos.

Design e hardware

Numa época em que os smartphones não param de crescer o Galaxy S4 Mini 3G até parece minúsculo, e é muito confortável na mão. Ele mede 6,1 x 12,4 cm, tem 8,9 mm de espessura e pesa apenas 107 gramas. 

O design é o mesmo adotado pela Samsung desde o Galaxy S III, com lados retos, cantos arredondados e borda prateada. Se você já usou um Galaxy nos últimos 12 meses, vai se sentir “em casa”. No Brasil ele está disponível em duas cores, como no Galaxy S4: branco e grafite. Testamos o modelo branco.

A frente é dominada pela belíssima tela Super AMOLED de 4.3 polegadas e resolução de 540 x 960 pixels (qHD). É verdade que ela não é HD nem “retina”, mas não dá pra reclamar da qualidade da imagem: cores vivas, excelente contraste e ótima nitidez. Dá pra “enxergar os pixels” na tela? Só se você procurar com uma lupa e muita atenção.

s4mini_frente-400px.jpg
Samsung Galaxy S4 Mini 3G: visual quase idêntico ao do Galaxy S4

O layout dos botões é o mesmo de outros aparelhos da Samsung: Power à direita, Volume à esquerda e um botão Home mecânico centralizado abaixo da tela, ladeado por dois botões sensíveis ao toque (Menu e Back). Não há um botão para a câmera. No topo do aparelho ficam a saída para fones de ouvido e o LED infravermelho para o controle remoto, e na parte de baixo a porta micro USB. Ao contrário de outros Galaxy, o S4 Mini não pode ser plugado a uma TV via HDMI, nem mesmo com o uso de um adaptador MHL.

A tampa traseira é removível, e debaixo dela você irá encontrar a bateria e, no modelo 3G Dual-SIM, dois slots para cartões Micro SIM, além de um slot para cartões microSD, que podem ter capacidade de até 64 GB.

s4mini_aberto-580px.jpg
Os destaques em vermelho indicam os slots para os SIM Cards (Micro SIM). Em amarelo, o slot para o cartão microSD

Por dentro o Galaxy S4 Mini 3G é baseado em um processador dual-core Qualcomm Snapdragon 400 de 1.7 GHz, acompanhado por 1.5 GB de RAM e 8 GB de memória interna, dos quais 5,42 GB estão disponíveis ao usuário.

Há uma câmera traseira de 8 MP com flash para fotos, e uma câmera frontal de 2 MP para videochamadas. Também há uma interface Wi-Fi compatível com todos os principais padrões em uso (802.11 a/b/g/n), Bluetooth 4.0 e GPS. Também há rádio FM.

Software

O Galaxy S4 Mini 3G roda o Android 4.2.2 com a já tradicional interface TouchWiz, presente em vários outros aparelhos da Samsung. Vários dos recursos do Galaxy S4 estão presentes, como a capacidade de usar o aparelho como um controle remoto para sua TV com o app Watch On, as fotos com som (modo Som e Foto na câmera), o tradutor S Translate, o Group Play para reprodução de uma mesma música ou vídeo em múltiplos aparelhos, o Story Album para agrupar automaticamente as fotos tiradas e até mesmo o assistente pessoal S Voice, com um diferencial importante: no S4 Mini 3G ele já vem em português. 

Mas alguns recursos ficaram de fora por limitações do hardware: não é possível tirar fotos com as duas câmeras simultâneamente (Dual Camera). Também não há o Air View, que permite interagir com a tela sem tocá-la, apenas pairando o dedo a alguns milímetros de distância, nem o Smart Scroll, que permite rolar uma página no navegador com um movimento da cabeça. Mas o Smart Stay, que mantém a tela ligada enquanto você estiver olhando para ela, está presente.

s4mini_svoice-400px.jpg
S Voice agora fala português

Outras ausências são um mistério: o S4 Mini 3G é o primeiro Galaxy que vimos desde o Galaxy Note II que não tem o Multi View, que permite rodar dois aplicativos Android ao mesmo tempo, dividindo a tela. Não é uma limitação de hardware: o recurso está presente no Galaxy Gran Duos, que tem uma tela com resolução menor, menos memória e um processador menos poderoso.

Dual-SIM

O Galaxy S4 Mini 3G tem o mesmo versátil suporte a dois SIM Cards encontrado no Galaxy Gran Duos. Você pode definir, na tela de configurações, exatamente como o aparelho vai se comportar quando receber uma chamada ou estiver usando a conexão de dados.

Por padrão ele se comporta como um aparelho “Dual Standby”, ou seja, as duas linhas ficam de prontidão para receber chamadas, mas quando uma delas está em uso, seja durante uma chamada ou durante o uso da conexão 3G, quaisquer chamadas feitas para a outra linha serão encaminhadas para a caixa postal.

Ativando a opção “Receber chamadas enquanto usa dados” o comportamento muda: você pode ter a conexão de dados ativa em uma das linhas e ainda assim vai receber chamadas na outra. É a melhor opção para quem tem um chip para aproveitar um plano de dados mais em conta e outro que é a linha principal para telefonia.

s4mini_dualsim-400px.jpg
É possível ter os dois chips ativos ao mesmo tempo

E também há a opção “2 chips sempre ativos”, que é a melhor para quem usa as duas linhas intensamente para telefonia. Com ela, você pode receber uma chamada em uma linha enquanto está atendendo a outra, e alternar entre as chamadas com um toque em um ícone na tela. E se uma das linhas estiver fora de área, as chamadas para ela serão automaticamente encaminhadas para a outra.

Assim como em outros aparelhos, há um menu de configuração que permite atribuir nomes e ícones a cada uma das linhas (por exemplo “Pessoal” e “Trabalho”) para facilitar a identificação, bem como definir qual a linha padrão para a conexão de dados. Além disso, tanto o discador quanto o app de Mensagens tem dois botões “enviar”, um para cada linha.

Câmera

A câmera de 8 MP do Galaxy S4 Mini 3G faz fotos excepcionais sob a luz do sol, com excelente nitidez mesmo nos menores detalhes, como uma teia de aranha entre os fios de uma flor. Mas assim como no Galaxy S4 as fotos noturnas, ou mesmo em ambientes internos com iluminação mais suave, desapontam, com bastante ruído. 

s4mini_sample_parque-580px.jpg
Foto diurna feita com o Galaxy S4 Mini 3G. Clique para ampliar

s4mini_sample_noite-580px.jpg
Foto noturna feita com o Galaxy S4 Mini 3G. Clique para ampliar

Nem todos os modos de imagem do Galaxy S4 estão presentes, mas os mais importantes estão lá: um modo sequencial que faz 20 imagens em um curto espaço de tempo, modo HDR, modo panorâmico e os já tradicionais modos Melhor Foto e Melhor Rosto, que ajudam a fazer fotos em grupo ou de cenas em movimento. O Galaxy S4 Mini grava vídeos em Full HD, mas novamente sem recursos de seu irmão maior como os modos em “câmera lenta”. 

Desempenho e autonomia de bateria

O Galaxy S4 Mini 3G tem um ótimo desempenho no dia-a-dia, e em nenhum momento deixou a desejar. Mas os benchmarks mostram resultados inferiores aos de outros aparelhos na mesma faixa de preço, como o impressionante Xperia SP da Sony.

No AnTuTu, nosso teste padrão de desempenho para smartphones Android, o aparelho da Samsung chegou aos 12458 pontos, cerca de 37% inferior ao do modelo da Sony. No Geekbench, que avalia o poder de cálculo do processador, foram 1455 pontos, cerca de 30% a menos que no Xperia SP. E no teste IceStorm do 3DMark, que mede o desempenho gráfico (como em jogos), o S4 Mini 3G ficou bem atrás: foram 5488 pontos, pouco mais da metade do desempenho do Xperia SP.

s4mini_antutu-400px.jpg
Desempenho no AnTuTu: abaixo de concorrentes como o Xperia SP

Os números podem parecer estranhos, considerando que ambos os aparelhos usam processadores Qualcomm Snapdragon dual-core de 1.7 GHz. Mas eles não são idênticos. O S4 Mini 3G usa um Snapdragon S4 Plus (MSM8930AB), e o Xperia SP um Snapdragon S4 Pro (MSM8960T).

Apesar do mesmo clock, além de mais eficiente o Snapdragon S4 Pro tem uma GPU muito mais poderosa, a Adreno 320, em vez da Adreno 305 usada no S4 Mini, que é um modelo “básico” na mesma geração. E não é necessário um benchmark para ver a diferença que a GPU faz: basta rodar um jogo como Real Racing 3. No Xperia SP ele roda suave, com gráficos belíssimos e ótima taxa de quadros. Já no S4 Mini, apesar dos gráficos tão bonitos quanto no aparelho da Sony, é fácil notar engasgos frequentes durante a corrida, sinal de que a GPU não está dando conta do recado.

s4mini_bateria-400px.jpg
A autonomia de bateria, mesmo com dois chips no aparelho, é boa

A autonomia de bateria do Galaxy S4 Mini nos agradou bastante. Em um teste de uso típico, que envolve cerca de duas horas e meia de navegação via 3G, algumas chamadas curtas e mensagens SMS e atualização constante de e-mails e redes sociais via Wi-Fi na maior parte do dia, o aparelho ainda tinha 21% de carga na bateria após mais de 14 horas fora da tomada, um resultado bom. Já no teste de reprodução de vídeo conseguimos uma autonomia de cerca de 11 horas. 

Veredito

O Galaxy S4 Mini é um ótimo smartphone, com uma tela belíssima, ótima câmera, um sistema Dual-SIM versátil, bom desempenho e autonomia de bateria mais do que suficiente para o dia-a-dia.

O único problema é o preço: R$ 1.399 (segundo o fabricante), tanto na versão 3G quanto 4G. Se você não faz questão do suporte a dois chips, pode encontrar um smartphone mais poderoso, com uma autonomia de bateria ainda melhor e compatível com redes 4G, o Xperia SP da Sony, por menos. Mas se para você o Dual-SIM é um recurso essencial, não há um aparelho melhor no mercado.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site