Imagem de fundo do header
Antivírus Avast tem sólida detecção de malware e é rápido na varredura
Home  >  Review
REVIEW

Antivírus Avast tem sólida detecção de malware e é rápido na varredura

Utilitário gratuito realiza bem as tarefas de bloquear e remover malwares, mas sua interface precisa ser redesenhada rapidamente.

Erik Larkin, da PC World/EUA

logo-avast150.jpg
Foto:

logo-avast150.jpgO Avast Antivirus Home Edition, desenvolvido na República Tcheca, possui sólida detecção de malware e velocidade de varredura acima da média. Porém, sua antiga interface precisa urgentemente de uma atualização.

Nos testes de detecção de malware realizado pela AV-Test.org, o programa bloqueou consideráveis 98,2% das pragas de uma amostra com mais de meio milhão de arquivos infectados. Mas o Avast não foi tão bem durante os testes de detecção proativa.

Esse tipo de teste simula como um programa se comporta frente a novos e
desconhecidos malwares. Na análise, o Avast reconheceu 46,1% dos arquivos
antigos com assinatura de duas semanas, e 41% daqueles com
assinatura de quatro semanas.

O aplicativo foi relativamente hábil na varredura em demanda (que é
iniciada manualmente) e na varredura de acesso (que ocorre
automaticamente quando você salva ou utiliza um arquivo). Ele emitiu
somente um alerta falso, rotulando um software inofensivo como
malicioso.

> Faça o download do Avast Antivirus Home Edition
avast1.jpg

Na desinfecção, o Avast teve um ótimo desempenho, detectando e desativando 90% dos rootkits usados no teste. Mas o aplicativo deixou para trás entradas do Registro e falhou na tentativa de reverter as mudanças que o malware havia feito.

Melhorias necessárias
O Avast realiza bem as tarefas de bloquear e remover malwares, mas no quesito interação com o usuário o programa fica devendo. Sua interface desatualizada tem seções que parecem pertencer a aplicativos diferentes dependendo se você está executando uma varredura, checando o status ou mudando as configurações. Sem contar sua interface de varredura que lembra um player de música.

avast2.jpg

Para quem desejar experimentar, a página do desenvolvedor oferece uma série de skins (interfaces desenvolvidas por terceiros) que podem dar uma cara nova ao Avast. Elas estão disponíveis no link http://www.avast.com/eng/skins.html.

E fica uma alerta: leia com atenção o guia do usuário que aparece na primeira vez que você usar o programa, para evitar configurações indesejadas. O produto inclusive é o único dentre os antivírus gratuitos que exige um registro (no prazo de até 60 dias) para receber uma chave de licença gratuita.

Também é o único aplicativo que faz varredura de malware durante a navegação na web (o AVG 8.5 também tem uma ferramenta que faz varredura na web para identificar ataques que possam ser considerados nocivos, mas não identifica apenas o malware), além de também fazer varredura nos e-mails. O Avast Antivirus fará um bom trabalho ao proteger seu PC dos malwares, mas se você procura uma interface melhor (mas com alguns anúncios), então escolha algo como o Avira Antivir.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site