Imagem de fundo do header
Antivirus AVG 8.5 Free não chega a ser ruim, mas há opções melhores
Home  >  Review
REVIEW

Antivirus AVG 8.5 Free não chega a ser ruim, mas há opções melhores

Aplicativo tem boa interface e útil bloqueio de ataques na web, mas peca no básico e a detecção de malware fica abaixo da média.

Erik Larkin, da PC World/EUA

logo-AVG150.jpg
Foto:

O aplicativo antivírus AVG 8.5 Free tem um bom conjunto de sólidas ferramentas e uma interface intuitiva, mas decepcionou durante a detecção dos malwares. O programa detectou 95.8% das mais de meio milhão de amostras de malware, entre trojans, worms, spywares e outros arquivos nocivos.

Não se seja um péssimo resultado, mas ele fica abaixo da média de outros antivírus gratuitos com taxas de detecção maiores, como o Avast (98,2%) e o Avira (98,9%). O que prejudicou o AVG foi a detecção de trojans, o tipo mais comum de malware, e sua fraca detecção de spywares, 88.8%, tipo de praga que tenta roubar dados bancários online.

>> Faça o download do AVG 8.5 Free 

A detecção pró-ativa do programa e a velocidade de varredura tiveram desempenho satisfatório. Entre nove aplicativos de segurança testados testados por PC World (EUA), o AVG ficou em terceiro nos testes para avaliar a habilidade do programa de bloquear novos e desconhecidos malwares.

avg1.jpg

Também ficou em terceiro na velocidade de varredura de acesso (que ocorre quando você abre ou salva um arquivo). Para velocidade de varredura em demanda (quando o usuário solicita que seja realizada), ele foi mais fraco ainda (sexto lugar), mas já que este tipo de varredura pode ser programado, a velocidade baixa não chega a ser tão problemático.

Mas o programa teve um bom desempenho na desinfecção do sistema. Em um teste, ele detectou e desabilitou todas as dez infecções de malware a que foi submetido. Além disso, emitiu apenas um alerta falso. Mas, como os outros antivírus gratuitos, o AVG ignorou as mudanças feitas no Registro e não identificou o acesso bloqueado ao Gerenciador de Tarefas do Windows, problema muito sério.

Extras
O pacote da AVG oferece um bom conjunto de ferramentas. A função LinkScanner, por exemplo, tenta detectar e parar ataques nas páginas da web enquanto você navega, além de filtrar os resultados de uma busca (se quiser pode baixar apenas o LinkScanner).

A ferramenta também faz varredura no e-mail. Mas, embora seja um benefício extra, esta barra de ferramentas do AVG (com opções de busca) não oferece nenhum adicional de proteção. Portanto, você pode pular essa configuração durante a instalação.

avg2.jpg

A maioria das configurações são apropriadas, com exceção da varredura diária completa que acontece ao meio-dia. Você pode escolher outro horário para isso durante a instalação, mas para mudar a frequência para semanal você terá que mudar a configuração depois da instalação.

O AVG exibe um anúncio para a sua versão paga na parte de cima da janela principal do programa, juntamente com um ocasional pop-up de anúncio. Sua interface é clara e intuitiva para uso diário. Apesar de ser um bom programa, a taxa de detecção de malware do AVG faz com que sua escolha fique com outros programas como Avast Home Edition ou Avira Antivir.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site