Imagem de fundo do header
Antivírus Comodo ainda não está preparado para proteger o PC
Home  >  Review
REVIEW

Antivírus Comodo ainda não está preparado para proteger o PC

O programa não é uma boa opção para antivírus, devido a sua péssima detecção de malware e sua tendência em produzir falsos alertas

Erik Larkin, PC World / EUA

logo-comodo150.jpg
Foto:

O pacote de segurança gratuito Comodo Internet Security acompanha utilitários de firewall e antivírus. Embora não possamos comentar sobre a ferramenta de firewall (não testamos essa função), seu componente antivírus deixa muito a desejar.

Leia também:
> Baixe o Comodo Internet Security
> Review do Avira Antivir
> Review do Avast!
> Review do AVG 8.5
> Review do PC Tools Antivirus
> Review antivírus Security Essentials

Depois de baixar e instalar o pacote de segurança, você pode optar por instalar o aplicativo antivírus, o firewall, 30 dias de uso gratuito do LivePCSupport da Comodo, ou qualquer outra combinação com essas opções. Nós instalamos apenas o aplicativo de antivírus, mas considerando seu desempenho nos testes da AV-Test.org, provavelmente você não vai querer instalá-lo em seu PC.

A detecção de malware do programa foi muito ruim. De todas as amostras maliciosas usadas, o aplicativo só detectou 74,6% dos malwares. Isso significa que o Comodo permitiu que um em cada quatro invasores passasse despercebido pelo sistema.

comodo1.jpg

O Comodo também foi negligente com algumas amostras no teste WildList, um banco de dados que utiliza malwares conhecidos; a maioria dos antivírus gratuitos que testamos, como Avast e Avira, conseguiram identificar todas as amostras.

Para piorar o programa emitiu um número alto de falsos alertas. Em nossos testes o aplicativo exibiu 62 alertas de arquivo malicioso para softwares nocivos. Para se ter uma ideia deste número, o segundo pior aplicativo (o ClamWin) produziu apenas 6 falsos alertas.

A instalação do programa também dá uma má impressão. Por padrão ele instala o Hopsurf, uma desnecessária barra de ferramentas de rede social para browser, e faz com que sua ferramenta de busca mude para a Ask.com e a página inicial mude para Hopsurf.com.

Exibir anúncios de um aplicativo pago dentro de um produto gratuito parece justificável. Mas modificar as configurações de ferramenta de busca e página inicial do usuário ultrapassa os limites, mesmo o usuário podendo desativar essas opções.

comodo2.jpg

Também irritante é a camada de segurança chamada Defense+, que mais parece um retrocesso de quando as ferramentas de segurança repetidamente perguntavam para você se tal programa poderia realizar determinada ação, como criar uma pasta ou mudar o Registro.

Essa proteção extra pode ser efetiva se você está preparado para lidar com incontáveis interrupções e o risco de tomar uma péssima decisão, mas provavelmente você irá desativar esta função.

Nossa experiência com o antivírus Comodo Internet Security nos deixa poucos motivos para poder recomendá-lo. Outros aplicativos gratuitos fazem um trabalho muito melhor e eficiente para proteger seu PC. O firewall do Comodo, no entanto, pode ser útil (mesmo nós não o tendo testado), mas seu antivírus definitivamente não é.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail
Vai um cookie?

A PCWorld usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Para mais detalhes veja nossa Política de Privacidade.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site